Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/rms-discute-os-desafios-para-desenvolver-o-turismo/
Acessado em: 30/11/2025 - 03h31

RMS discute os desafios para desenvolver o turismo


 

Para ouvir as demandas e ações dos municípios, dos Conselhos Municipais e demais órgãos ligados ao turismo em toda a Região Metropolitana, o Gabinete da Secretaria Estadual de Turismo funcionou em Sorocaba durante boa parte desta quinta-feira (12). O chamado Gabinete Itinerante do Turismo Paulista foi instalado e atendeu na sede da Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), na Vila Barão, Zona Norte de Sorocaba, das 10h às 14h.

Atentamente, prefeitos e representantes de 35 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e também de outras regiões do Estado, como Botucatu e Paranapamena, ouviram do secretário Roberto de Lucena que terão apoio para explorar essa que é considerada a segunda maior economia do mundo: o turismo. “Não há um plano diretor de turismo no Estado de São Paulo e precisamos construir isso juntos. Por isso, estamos numa cruzada pelo interior para ouvir os prefeitos, os gestores de turismo”, afirmou o secretário.

Conforme destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Sorocaba, Geraldo Almeida, é de suma importância o apoio, a parceria e essa aproximação que o Governo do Estado propõe para com os municípios. “Cada município tem suas características, suas peculiaridades, seus atrativos, mas sozinho fica difícil desenvolver. O que precisamos é organizar, preparar as cidades para receber bem os visitantes, explorar racionalmente nossas riquezas naturais, culturais, artísticas, arquitetônicas, religiosas. A gastronomia do interior é muito rica”, disse Almeida.

Durante a reunião com os representantes municipais, Roberto de Lucena citou a crise econômica do país, que resulta na queda de receitas, demissões em massa, e envolve praticamente todos os setores da economia. “O setor de serviços, onde se enquadra o turismo, se sobressai à crise e continua sendo a segunda maior força econômica do Brasil e do mundo”, afirmou.

No Brasil o turismo consiste no segundo maior segmento da economia, perdendo apenas para o agronegócio. Gera nada menos que 1.250 milhão de postos de trabalho diretos. “Estamos falando de um setor que se organizou sozinho”, comenta o secretário, destacando: “Começamos na próxima semana um inventário turístico do Estado. Esse inventário vai revelar onde estamos, o que temos e quais são os principais destinos dos turistas no Estado, incluindo a Capital”, revelou de Lucena.

O Interior paulista é o segundo maior polo receptor e emissor de turistas do País, atrás apenas da cidade de São Paulo. “Está no turismo um dos maiores potenciais de fomento a economia local, regional e nacional. Infelizmente não temos leis que incentivem o turismo, mas a oferta em São Paulo é muito ampla. Temos praia, campo, serra, uma gastronomia riquíssima. Temos o turismo religioso”, exemplificou Lucena.

As propostas, sugestões e reivindicações dos municípios foram recebidas pela equipe da Secretaria de Estado de Turismo. Esse material se somará aos de outras regiões pelas quais o Gabinete Itinerante do Turismo Paulista percorrerá. Vale destacar que essa ação estará em todas as cidades onde haverá as etapas do Festival Sabor de São Paulo, num total de 16.

Roberto de Lucena prometeu retornar a Sorocaba para conhecer os pontos turísticos da cidade, como o Zoológico Quinzinho de Barros, o Espaço São Bento, Museus e a Fazenda Ipanema, entre outros.

Após a reunião com os representantes municipais de turismo, o secretário Roberto Lucena participou da abertura do Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, evento realizado por sua Pasta. A fase regional aconteceu no Senac de Sorocaba, contando com 10 receitas de várias cidades da região. Dos 10 participantes sairão quatro que representarão a região de Sorocaba na etapa Estadual, em novembro, na Capital paulista.