A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Área de Vigilância em Saúde, e a Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec) realizaram nesta segunda-feira (19) uma reunião com representantes de todas as Secretarias Municipais para revisão final do Plano de Contingência para Combate à Dengue e Chikungunya – 2015. O encontro foi realizado no Salão de Vidro, localizado no andar térreo do Palácio dos Tropeiros.
O Plano de Contingência da Dengue implementa as ações, rotinas e protocolos para o atendimento dos casos suspeitos e confirmados de dengue e, a partir deste ano, vai incluir a Febre Chikungunya na cidade. Neste ano, o plano destaca ainda quais medidas deverão ser tomadas caso Sorocaba enfrente uma epidemia de dengue.
Além de envolver as redes municipal e privada de saúde, o planejamento inclui também as atribuições de vários setores de determinadas secretarias da Prefeitura, como fiscalização, limpeza e roçagem de terrenos, ações e programas educativos etc.
De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Dengue e Febre Chikungunya divulgado pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), o número de casos de dengue confirmados na cidade em 2015 já chegou a 62 até o dia 15 de janeiro. Deste total, 52 são autóctones e 10 são importados, o que demonstra a transmissão sustentada no município, sendo que algumas regiões da cidade estão em fase de alerta.
A diretora da Vigilância em Saúde da SES, Daniela Valentim dos Santos, lembra que para evitar uma possível epidemia de dengue na cidade neste ano é preciso reforçar o combate ao mosquito transmissor. “Toda população deve colaborar e adotar os hábitos preventivos. Todos os objetos que acumulam água e podem tornar-se criadouros, devem ser eliminados, pois a única maneira eficaz de evitar a doença é o combate ao mosquito transmissor”, diz.