Encontros acontecem nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro
Os diretores, coordenadores e orientadores de cada uma das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba promovem, nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, a reunião de planejamento para definir o calendário escolar 2016.
Cada unidade deverá organizar o calendário do ano letivo, que se inicia no dia 11 de fevereiro, garantindo na educação infantil e ensinos fundamental e médio, o mínimo de 200 dias letivos e a carga horária anual mínima de 800 horas, levando em consideração a legislação específica de cada curso, etapa e modalidade de ensino.
Na última sexta-feira (15), a Secretaria da Educação (Sedu) divulgou a instrução quanto às diretrizes para elaboração do calendário escolar. Na educação básica, é considerado como dia letivo, aqueles em que forem desenvolvidas atividades regulares de aula, bem como ações didático-pedagógicas com o controle de frequência dos alunos e iniciativas sob a orientação dos professores ou equipe pedagógica. Será vedada a realização de eventos ou de atividades não programadas no calendário escolar.
Os dias letivos programados e que deixarem de ocorrer, por motivo de suspensão de aulas ou outras formas de descaracterização, deverão ser repostos. Todas as unidades escolares de educação infantil e de ensinos fundamental e médio deverão elaborar seus calendários com a participação da equipe escolar e do conselho de escola.
Os calendários escolares deverão ser aprovados pelos Supervisores de Ensino e homologados pelas Diretorias de Área da Secretaria da Educação.
Na elaboração do calendário para o ano letivo de 2016, a escola deverá observar o início do ano letivo em 11 de fevereiro de 2016; reuniões pedagógico-administrativas, de planejamento e replanejamento; reuniões do Conselho de Escola para todas as unidades escolares da rede municipal; reuniões do Conselho de Classe e Ano/Série/Termo para as escolas que atendem o ensino fundamental e ensino médio e a Educação de Jovens e Adultos; reuniões de Avaliação de Ensino-Aprendizagem, acompanhadas pela Secretaria da Educação; reuniões de Avaliação e Acompanhamento de Aprendizagem da Educação Infantil; reuniões da Associação de Pais e Mestres, conforme previsto em Estatuto; reuniões de pais e mestres; férias docentes de 30 dias, no mês de janeiro; recesso escolar docente: período de 11 a 22 de julho de 2016 e de 22 a 29 de dezembro e o término do ano letivo será no dia 21 de dezembro de 2016.