Animais domésticos de pequeno, médio e grande porte, com pelo menos seis meses de vida, podem ser castrados gratuitamente
A Prefeitura de Sorocaba está recebendo inscrições para mais uma fase do 1º Mutirão de Castração de Cães e Gatos que vai acontecer neste mês de junho na Zona Leste da cidade. Até às 14h desta sexta-feira (12), 197 gatos e 294 cachorros já estavam agendados para a cirurgia, restando apenas 43 vagas para felinos e 42 para caninos, sendo 15 para fêmea e 27 para macho. As inscrições poderão ser feitas ainda neste sábado e domingo (13 e 14), das 9h às 13h, na sede do Lions Clube Sorocaba Leste, localizado na Rua Ailton Antonio Sola, 71, no Jardim Gonçalves.
Promovida pelas Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Saúde (SES), a iniciativa tem o objetivo de reduzir a população de animais abandonados e prevenir zoonoses, além de promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. Além de serem castrados gratuitamente, os cães e gatos receberão microchip.
Neste mês de junho, os animais domésticos serão castrados entre os dias 17 a 19 de junho, na sede do Lions Clube Sorocaba Leste. A equipe técnica é formada por catorze pessoas, sendo cinco médicos veterinários e nove profissionais, entre auxiliares e administrativos que atuam em uma unidade móvel com a estrutura necessária para os procedimentos.
De acordo com informações da Sema, entre abril e maio – primeiros dois meses do mutirão – 1.441 cães e gatos foram castrados em Sorocaba. A previsão é atender 6.500 animais até o encerramento do contrato.
Por que castrar?
A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças como tumores de mama e de próstata, além de doenças infectocontagiosas.
A identificação por microchip permite a responsabilização e a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar do próprio animal e da população. Outro benefício é a diminuição do risco de transmissão de zoonoses e agravos de saúde do bicho. Além disso, o microchip vai possibilitar a formação de um banco de dados para, futuramente, nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.
Quem pode participar
Neste mês de junho, foram incluídos mais oito bairros da Zona Leste: Vila Amato, Astúrias, Vila Cristal, Jardim Josane, Jardim Novo Eldorado, Vila Piedade, Vila Raszl e Vicente de Moraes.
Ainda serão castrados animais domésticos de moradores dos seguintes bairros: Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Mato Dentro e Caputera, Árvore Grande, Jardim João Gutierres, Parque Três Meninos, Gramados de Sorocaba, Jardim Julia Martinez, Rancho Dirce, Jardim Alpino, Jardim Mathilde, Residencial Vilazul, Jardim Bandeirante, Jardim Martinez, Vila Alice, Jardim Barros França, Jardim Moncayo, Vila Arruda, Jardim Bouganville, Jardim Nelisa/Gutierres e Vila Augusta.
Também serão beneficiados os moradores do Jardim Cruzeiro do Sul, Jardim Novo Bandeirante, Vila Buenopólis, Jardim das Estrelas, Jardim Paraíso, Vila Haro, Jardim do Sol, Jardim Pellegrino, Vila Marques, Jardim Dulce, Jardim Piratininga, Vila Mencacci, Jardim Gonçalves, Jardim Prestes de Barros, Vila Rodrigues, Jardim Granja Olga I, Jardim Granja Olga II, Jardim Granja Olga III, Jardim Redenção, Vila Santa Cruz, Jardim Vila São Domingos, Vila Santa Theresa, Jardim Village Saint Claire, Vila São Pedro, Jardim Horizonte de Sorocaba, Jardim Village Vert, Vila Senger, Jardim Ipê e Parque Chácara Ondina.
Mais informações pelo telefone 156 ou na Casa do Cidadão da Nogueira Padilha, localizada na Avenida Coronel Nogueira Padilha, 1.460, na Vila Hortência.