Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/residencial-viver-melhor-esta-em-fase-final/
Acessado em: 30/11/2025 - 12h14

Residencial “Viver Melhor” está em fase final

Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), está em fase final da elaboração da listagem com os nomes dos candidatos habilitados a ocupar os apartamentos do residencial “Viver Melhor”, localizado no Jardim Betânia. Os imóveis foram construídos por meio dos programas “Minha Casa Minha Vida” do Governo Federal, “Casa Paulista” do governo paulista e do “Nossa Casa”, da Prefeitura.

“As famílias selecionadas já fizeram a entrega dos documentos solicitados que, agora, estão sendo analisados pela Caixa Econômica Federal (CEF), órgão financiador”, explicou a assistente social da Sehab, Bianca Bottosso.

O residencial é dividido em 3 condomínios: Viver Melhor I, II e III e conta com o 416 apartamentos de 42 m² com sala, cozinha, banheiro, dois quartos, além de uma vaga na garagem. O equivalente a quase 95% do valor do imóvel é subsidiado pelos governos federal e estadual, sendo que o restante é pago pelo morador durante dez anos e em parcelas de que variam de R$ 25 a R$ 80 por mês, correspondentes a até 5% da renda da família beneficiada.

O “Viver Melhor” segue as normas estabelecidas pelo programa “Minha Casa Minha Vida” e contempla famílias que estão inscritas no cadastro habitacional do município. Do total, 3% dos imóveis foram reservados para idosos, 7% para deficientes físicos e 30% para pessoas que moram em áreas de risco ou de regularização fundiária.

Após a divulgação da lista dos habilitados, que deverá ocorrer por meio do Jornal “Município de Sorocaba”, será agendada uma reunião para orientação aos moradores. O procedimento é padrão, de caráter socioeducativo e, além de explicitar aos sorteados os mecanismos que regem a escolha dos apartamentos, facilita a socialização entre os futuros vizinhos.

A Sehab aguarda, então, que a CEF conclua a avaliação dos candidatos para dar continuidade ao processo de escolha e entrega das moradias.