Residência Artística encerra com exposição monitorada das obras criadas

O encerramento da segunda edição “Residência Artística” aconteceu nesta quarta-feira (18), na Floresta Nacional de Ipanema, com uma exposição das obras criadas pelos artistas participantes do projeto. Foram 10 dias de imersão nos quais os 5 artistas selecionados – de um total de 47 inscritos – e um curador, tiveram a liberdade para que se ambientassem, refletissem e criassem tendo a paisagem privilegiada da Flona e a arquitetura local como elementos inspiradores.

A Residência é fruto da parceria entre o Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS).

A partir da observação do espaço interno da residência abandonada na Vila São João do Ipanema e do reconhecimento da Reserva da Flona, a artista Raquel Fayad criou as obras “Internos I e II” e “Flora Ipanema”, utilizando-se das técnicas mista e acrílica sobre a tela.

Inspirada, ainda, pelo livro “Cartas a um jovem poeta”, de Rainer Maria Rilke, a artista criou uma instalação com tiras de borracha negra e Fusain e ainda as obras em Acrílica Sobre Tela “Figueira” e “Sapopemas”, utilizando elementos da natureza como cascas de semente, raízes e galhos.

Através de uma mistura de água, nanquim e café, a artista Rosângela Dorazio criou as obras “Tesouras”, “Casa das Armas”, “Resfriamento”, “Ponte” e “Arcos”, todas tendo como elemento inspirador a arquitetura do local.

Madeira, ferro, vidro e pedras encontradas no próprio terreno transformaram-se em esculturas, ferramentas e “armas de arte” nas mãos da artista Marcela Tiboni. 

Já o artista Geraldo Souza Dias, criou um verdadeiro ateliê no espaço da Flona e, utilizando-se das técnicas Colagem e Óleo sobre a tela, criou “Casa das Armas”, “Real Fábrica de Ferro”, “Ypanema”, entre outras.

A performance também teve espaço na Residência Artística. A artista Elen Gruber apresentou “Como se livrar de uma amarração em 30 segundos” e “O grito”. Juntamente como Marcela Tiboni, Elen também apresentou o vídeo “12 pedras”, em uma mistura de armas e movimentos do corpo.

A Presidente do FSS, Maria Inês Moron Pannunzio, ficou satisfeita com o resultado. “Assim como no ano passado, o resultado da Residência muito me emociona. Os Artistas estão de parabéns não somente pela produção artística, como pelo trabalho de relação humana que aconteceu durante esses dias entre os artistas e entre os artistas e os funcionários da Flona. Ressalto também a presença do curador que fez a diferença neste ano”, afirmou.

Também estiveram presentes no encerramento a Presidente do MACS, Crsitina Delanhesi, o Chefe da Flona Alexandre Cordeiro, a Profa. Adriana Lima da UNIP, e o Jornal Cruzeiro do Sul.

Para o curador, a residência foi marcada por um clima de troca e de camaradagem entre os artistas e garantiu o bom desenvolvimento da produção artística. “Nesta paisagem privilegiada, eles desenvolveram uma produção que irradia a redescoberta da Natureza, o alongar do conhecimento e o possível deslumbrar do autoconhecimento”, disse.

A exposição permanece na Flona até este domingo e no dia 15 de abril, acontece nova exposição no Palacete Scarpa com um coquetel para convidados e interessados em adquirir as obras. 

 

Tags:, , ,