Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/representantes-da-secretaria-de-seguranca-vao-conhecer/
Acessado em: 01/12/2025 - 18h52

Representantes da Secretaria de Segurança vão conhecer ‘Botão do Pânico’

Por: Marcelo Adifa - mlribeiro@sorocaba.sp.gov.br

Uma das propostas de maior destaque no Plano de Governo do prefeito José Crespo e da sua vice Jaqueline Coutinho, o “Botão do Pânico” começa a ganhar forma. Representantes da Secretaria de Segurança e Defesa Civil de Sorocaba estiveram em Limeira (SP) para conhecer um programa similar que já foi implementado naquele município.

Nesta terça-feira (10), os representantes sorocabanos, os guardas municipais Ezequiel Oliveira e Alexandre Gabriel Vieira, foram recebidos pelo secretário de Segurança Pública, Cabo Chiquinho; pela presidente do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), Maria Aurélia Damaceno; pela presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, Roberta Botion; por representantes da Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher e por guardas civis municipais. Os representantes sorocabanos puderam conversar sobre o processo de implementação do sistema e ouvir relatos de mulheres que foram protegidas graças à eficácia do sistema.

O GCM Ezequiel Oliveira, que representou o secretário de Segurança e Defesa Civil, José Augusto de Barros Pupin, lembrou que o botão do pânico foi uma bandeira que o prefeito Crespo e a vice Jaqueline Coutinho levantaram durante a campanha. “A proteção às mulheres é prioridade”.

‘Botão do Pânico’ em ação
Um dos relatos que os GCMs Ezequiel e Vieira ouviram foi o caso de uma mulher que acionou o botão no último sábado (07), enquanto esperava o ônibus na Avenida Lauro Côrrea da Silva, em Limeira. A mulher, que estava indo trabalhar, foi abordada pelo ex-companheiro que passou de moto e começou a ameaçá-la.
O guarda civil municipal de Limeira André Alexandre de Oliveira recebeu o alerta no smartphone. “A primeira coisa que fazemos é conversar com a vítima, ver se ela está bem e se precisa de atendimento médico. O primeiro suporte nosso é para a vítima”, explicou. Enquanto isso, uma outra viatura foi atrás do agressor, que foi detido por ameaça e desobediência de uma medida protetiva.