Para que seja possível a continuidade das obras do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba programou para o próximo domingo (08/01) o remanejamento de duas adutoras de água tratada, localizadas na rua Bento Mascarenhas Jequitinhonha, próximo ao cruzamento com a rua Visconde do Rio Branco e avenida Washington Luiz.
A intervenção programada pela autarquia, que deverá ser executada das 8h às 16h, vai se constituir no alteamento, em 70 centímetros, de um trecho das adutoras, para que sob elas sejam instaladas as aduelas de concreto que compõem uma das travessias do córrego naquele ponto.
Essas aduelas possuem dimensões de 6 metros de largura por 2,5 metros de altura, e pesam 12 toneladas. O objetivo com esse sistema é ampliar a vazão do córrego e desta forma minimizar as ocorrências de alagamentos em períodos de fortes chuvas.
As duas adutoras a serem remanejadas – de 200 e 400 milímetros de diâmetro – fazem parte de um conjunto de três tubulações que levam água tratada a seis Centros de Distribuição da autarquia (Campolim, Vila Haro, João Romão, Caputera, Parada do Alto e Novo Eldorado), cujos bairros ao redor terão a distribuição de água parcialmente prejudicada durante a execução dos serviços programados, visto que apenas a linha de adução de 350 milímetros de diâmetro permanecerá funcionando.
Para que os reflexos da paralisação parcial no abastecimento sejam minimizados, a autarquia vai trabalhar para que os reservatórios que abastecem as regiões citadas comecem o domingo com capacidade máxima de água.
Outra medida a ser colocada em prática para diminuir os reflexos da interrupção do abastecimento serão as manobras por meio dos registros de rua e via telemetria, que permite o monitoramento e a operação do sistema por terminais de computadores, para o remanejamento da distribuição de água conforme as necessidades de cada região.
Colaboração dos munícipes
A autarquia destaca que a colaboração da população será fundamental para que os reflexos da interrupção do abastecimento sejam minimizados, e para isso será importante que os munícipes procurem manter os reservatórios de seus imóveis com capacidade total até a véspera da intervenção programada, e a partir de então fazer uso da água com a máxima economia, sem desperdícios.
“Assim que o remanejamento estiver concluído e as adutoras estiverem novamente em carga, começaremos a retomar o abastecimento, gradativamente, com expectativa de recuperação plena entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira”, explica o diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva.