Região do Éden, Cajuru e Aparecidinha terá o abastecimento interrompido
Por: Carlos Lara - imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba programou para esse domingo (13/03), das 6h às 14h, uma intervenção de limpeza nos reservatórios e no tanque de decantação da Estação de Tratamento de Água “Eng. Celso Eufrásio Monteiro” (ETA/Éden), que vai refletir na interrupção do abastecimento de água nos bairros pertencentes às regiões do Éden, Cajuru, Aparecidinha e Iporanga I.
O objetivo da ação programada é eliminar as ocorrências de alterações na turbidez e cor da água, que vêm sendo verificadas nessa região da cidade. De acordo com os técnicos de tratamento, químicos e biólogos da autarquia, essas alterações podem estar ocorrendo devido à presença de resíduos dos produtos utilizados no processo do tratamento da água, que decantam e ficam depositados no fundo dos reservatórios, e que devido ao movimento de pressão estão sendo carreados para as redes de distribuição. Desta forma, como medida preventiva, a autarquia decidiu paralisar as operações da ETA/Éden por um dia, para proceder à limpeza dos reservatórios e assim normalizar a situação.
A previsão é de que a distribuição de água esteja normalizada até o início da noite de domingo, visto que após a conclusão dos serviços programados são necessárias algumas horas para que o sistema seja estabilizado novamente. Para quer os reflexos da paralisação das operações da ETA/Éden sejam minimizados, a orientação é para que os munícipes residentes nessa região da cidade mantenham os reservatórios de seus imóveis na capacidade total até as vésperas da intervenção, fazendo uso da água com a máxima economia, até que os serviços programados sejam finalizados.
A autarquia, por sua vez, também vai se desdobrar para diminuir os impactos da manutenção, realizando manobras nas redes de distribuição e transferindo água tratada do sistema ETA/Cerrado para o sistema ETA/Éden.
Logística
Para a execução das intervenções programadas, a autarquia montou uma logística de operação que vai empregar 30 servidores, caminhões basculantes, caminhões-tanque, caminhões-bomba, caminhões de sucção (aspervac), caminhão-guindaste (munck) e máquina retroescavadeira, que atuarão na limpeza dos reservatórios e tanque de decantação e no transporte do material a ser removido.
Parque ficará fechado ao público
Como medida preventiva de segurança e para que as intervenções sejam realizadas com agilidade, o parque municipal “Rubens Cernomoret”, localizado em frente à ETA/Éden, permanecerá fechado ao público no domingo (13/03), até que os serviços programados sejam concluídos.
Tags:Água e Esgoto, Saae
