Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/regiao-de-aparecidinha-tera-plantio-de-100-arvores-nativas-2/
Acessado em: 30/11/2025 - 05h29

Região de Aparecidinha terá plantio de 100 árvores nativas

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Ação era para ter ocorrido no dia 26 de setembro, mas foi cancelada por causa da chuva

Nesta sexta-feira (dia 9), às 8h30, a Prefeitura de Sorocaba realizará o plantio de 100 mudas de árvores nativas numa área ao lado do campo de futebol da Vila Amato, na rua Angela de Fátima Lopes Arruda, região de Aparecidinha. A ação será realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Coletivo Ambiental de Aparecidinha. Serão plantadas mudas de aroeira-salsa, ipê, oiti, entre outras.

O Coletivo Ambiental de Aparecidinha é composto por lideranças e educadores ambientais do bairro, como a UBS de Aparecidinha, escolas municipais e estaduais, Pastoral do Menor, Território Jovem, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), CFA Casa Verde, entre outras.

Durante a ação de plantio, a equipe de Educação Ambiental da Sema abordará a importância da arborização na área urbana como ferramenta de sensibilização da população.

O Coletivo Ambiental de Aparecidinha atua desde setembro de 2013 no campo da educação ambiental, educação popular, ambientalismo e mobilização social no bairro. O projeto se destaca dentre os coletivos ambientais em todo o Brasil por ser formado pela iniciativa do Poder Público, subsidiado pela Comissão Intersetorial de Educação Ambiental (CIisea), que é constituída pelas secretarias do governo municipal e coordenada pela Sema.

O plantio está vinculado às ações socioambientais para articulação e mobilização social de atores e instituições no entorno de parques e praças da cidade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e fomentar a utilização do espaço público para lazer e contemplação da natureza.

A arborização urbana contribui com o microclima da região, propiciando um melhor conforto térmico para os dias de muito calor, maior umidade relativa do ar, proteção dos corpos d’água, sem contar com o incremento de biodiversidade de insetos e pássaros que a arborização pode trazer.