Reformulação da Linc foi tema de discussão

Por: Amanda Vieira - Programa de Estágio

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), realizou na tarde desta sexta-feira (16), no Barracão Cultural, o primeiro debate sobre a reformulação da Lei de Incentivo à Cultura (Linc). O encontro foi aberto à população com o objetivo de abrir espaço para uma construção participativa.

Deste encontro, estiveram presentes cerca de 60 pessoas que apresentaram melhorias e sugestões para o projeto. Como todo processo precisa ser discutido e revisto, essa foi a primeira de uma série de discussões que a Secultur propôs para dar início à reformulação da Linc. “Abrir esse debate com a sociedade para chegarmos juntos a um modelo de edital onde possa ter um acesso maior dos produtores cultuais é a nossa busca e nossa proposta. O edital de 2017 não só frustrou os participantes e os produtores culturais, quanto o poder publico, porque as questões burocráticas foi o maior problema que reduziu projetos contemplados. É justamente isso que queremos mudar, queremos achar uma formula dentro da legalidade e da possibilidade de ser um edital que tenha mais acesso”, explica o secretário Werinton Kermes.

Durante a reunião, foram definidos alguns grupos de trabalhos que receberão mais sugestões até o final de fevereiro através do e-mail: linc@sorocaba.sp.gov.br. Lembrando que qualquer sugestão é bem-vinda e pode ser enviada por pessoas que participaram ou não deste primeiro encontro. Após o recebimento das sugestões, os grupos se reunirão para analisá-las.

Tags: