Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/rede-publica-municipal-de-saude-conta-com-428-medicos-e-oferece-32/
Acessado em: 19/01/2026 - 02h09

Rede Pública Municipal de Saúde conta com 428 médicos e oferece 32 especialidades

Por: Marcelo de Almeida Jr.

Nesta quinta-feira, dia 18 de outubro comemora-se o Dia do Médico, profissionais que dedicam suas vidas para cuidar da saúde dos cidadãos

No segundo quadrimestre de 2018, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), realizou uma média mensal de 139.687 atendimentos médicos à população da cidade através das áreas de Atenção Básica, Especialidades e Urgência e Emergência. Além disso, a rede municipal oferece 32 especialidades e oito subespecialidades. Atualmente, 428 médicos concursados prestam assistência ao município e, nesta quinta-feira, dia 18 de outubro comemora-se o Dia do Médico, profissionais que dedicam suas vidas para cuidar da saúde dos cidadãos.

Para a secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, esse número é sinal de uma gestão eficiente e também por conta do empenho dos médicos da rede. “O número de atendimentos médicos aumentou em 8,18% em comparação com o primeiro quadrimestre de 2018. Isso mostra que estamos avançando em proporcionar cada vez mais o acesso ao serviço do SUS em Sorocaba. Sorocaba possui os melhores médicos da região e isso precisa ser destacado, explica a secretária.

A Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf” atende à população nas seguintes especialidades: angiologista, cardiologista adulto, cardiologista infantil, cirurgião cabeça e pescoço, cirurgião geral, cirurgião pediátrico, cirurgião plástico, cirurgião torácico, dermatologista, endocrinologista adulto, endocrinologista infantil, endoscopista, gastroenterologista adulto, gastroenterologista infantil, geriatra, ginecologista pré-natal de risco, hebiatra, hematologista adulto, mastologista, nefrologista adulto, neurologista adulto, oftalmologista adulto, ortopedista adulto, otorrinolaringologista, pediatra recém-nascido, pneumologista adulto, pneumologista infantil, radiologista, ultrassonografista adulto, ultrassonografista infantil, urologista adulto e cirurgia vascular.

Na Policlínica também há subespecialidades médicas na área de coloproctologista, hanseníase, nutróloga infantil, neurologista infantil, ortopedista unha, acupunturista, punção mama e punção tireoide.

A SES também oferece atendimento por meio das 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sete Unidades de Urgência e Emergência (UPA, UPHs e PAs), oito CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e do CTA/SAME (Centro de Testagem e Aconselhamento) e (Serviço de Atendimento Municipal Especializado).

Dia do Médico

O Dia do Médico é celebrado anualmente no dia 18 de outubro. A secretária da Saúde, Dra. Marina Elaine Pereira, ressalta a importância desses profissionais no SUS para realizar uma boa gestão à frente da Secretaria da Saúde (SES). “A população precisa valorizar o atendimento desses médicos na comunidade. Temos belos exemplos de profissionais comprometidos em prol da comunidade. Por esse motivo, pedimos para que os pacientes evitem faltar das consultas, isso gera desperdício do dinheiro público e tira a vez de quem precisa”, alerta a titular da pasta.

Para o oncologista e coordenador técnico da Secretaria da Saúde (SES), Dr. Lúcio Neves, trabalhar no SUS (Sistema Único de Saúde) gera sentimentos bons e ruins. “O sentimento ruim se deve à impotência diante de muitas situações que estão acima da sua governabilidade no momento, mas, mesmo isto, ainda me serve de motivação para buscar alternativas para os obstáculos do dia anterior. Tenho muito, mas muito orgulho de ser servidor público e de poder atuar no SUS. Tenho familiares e amigos que dependem exclusivamente e, portanto, entendo que há também um sentimento de “dever”, pois este serviço tem que ser bom pro meu pai, minha mãe, meus filhos, meus familiares, meu amigos e para todos”, salienta o oncologista.

Médico da rede municipal há 13 anos, o gestor técnico da Atenção Básica, Dr. Frederico Grizzi de Campos, destaca o vínculo e a confiança da população. “Trabalhar no SUS é um sentimento muito gratificante. Especialmente nas UBSs, as pessoas confiam no meu trabalho e colocam a vida delas em minhas mãos. Às vezes no setor privado não há essa valorização e gratidão do serviço de um médico, já no atendimento público as pessoas reconhecem todo seu empenho em prol da saúde da população”, comenta o médico.