Rede Nacional de Pesquisa é apresentada no Parque Tecnológico
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
Uma palestra realizada no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), na manhã desta quarta-feira (16), apresentou à representantes de instituições de ensino superior e entidades que trabalham com pesquisas, a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), de Campinas. A apresentação foi realizada pelo diretor de Engenharia e Operações da OS, Eduardo Grizendi.
O objetivo do encontro, que contou com a participação do presidente do PTS, Rubens Hungria de Lara, além de representantes da Uniso, Ufscar, PUC, Instituto Federal de São Paulo e Facens, é a busca da cooperação entre as instituições, para o desenvolvimento de pesquisas entre as universidades que fazem parte de convênio e universidades internacionais.
Durante o encontro, foi apresentada a Rede Acadêmica Metropolitana de Alta Velocidade, que visa conectar as instituições de ensino públicas e privadas de pesquisa em Sorocaba e região. “Essa conexão é muito importante para a comunidade acadêmica da região e o PTS está fazendo o seu papel de articulador entre a comunidade acadêmica e os órgãos do governo, necessário para a implantação dessa rede”, afirma Hungria.
O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba destacou que a reunião foi bastante positiva, permitindo a definição de um plano de trabalho para os próximos dois meses. “A expectativa é a de que durante o primeiro trimestre do próximo ano a rede já esteja funcionando”, explica.
A RNP é uma Organização Social (OS) vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), mantida em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC) e Saúde (MS), que participam do Programa Interministerial da RNP (PI-RNP). Promove a integração global e a colaboração apoiada em tecnologias de informação e comunicação para a geração do conhecimento e a excelência da educação e da pesquisa.
Tags:desenvolvimentoeconômico, Parque Tecnológico
