A partir do dia 4 de julho, Sorocaba passa a dispor do sistema da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross), da Secretaria de Estado da Saúde, para agilizar o processo na busca por vagas de urgência e emergência em hospitais. Para isso, servidores municipais ligados a saúde participaram de treinamento no laboratório de informática da Universidade Paulista na manhã desta quinta-feira (23). As aulas, que tiveram início na terça-feira (21), seguem até esta sexta (24).
A Cross foi criada pelo Estado para atuar como ferramenta de gestão do sistema de saúde pública e une as ações voltadas para regulação do acesso na área hospitalar e ambulatorial, propiciando ajuste na oferta assistencial disponível às necessidades médicas do cidadão.
De acordo com Jeferson Custódio, assistente de implantação da Cross, o sistema cedido para Sorocaba contribuirá para organizar as informações. “Hoje, as solicitações de leitos de urgência e emergência são feitas por telefone, com o médico entrando em contato com as unidades para saber das vagas. O processo é burocrático e pode demorar. Com o uso da Cross, há a formalização da solicitação e é um documento oficial para se ter mais transparência e agilidade”, diz.
Para Maria Clara Schnaidman Suarez, da Central de Regulação de Leitos da Prefeitura, a ferramenta era o que faltava para aprimorar o atendimento. “Por telefone, o serviço pode ser falho e com a Cross tudo fica mais transparente e factível. É um grande avanço para benefício da comunidade”, destaca.