Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/rede-municipal-de-ensino-inicia-reunioes-de-planejamento/
Acessado em: 30/11/2025 - 08h21

Rede Municipal de Ensino inicia reuniões de planejamento

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença - zbueno@sorocaba.sp.gov.br

CEI-50 dá boas vindas a seus funcionários.

As unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba deram início nesta quarta-feira (03) às reuniões de planejamento e definição do calendário escolar. Os encontros continuam nesta quinta e sexta-feira, dias 4 e 5 de fevereiro.

O diretor do Centro de Educação Infantil “Alípio Guerra Cunha” (CEI-50), Ednilson Ferreira, preparou uma recepção para todos os funcionários da unidade, com direito a entrada ovacionada pelos colegas e sobre uma passarela com pétalas de rosa. “Temos um carinho muito grande pelos funcionários e pelas professoras, fazemos isso para que elas sejam acolhidas e recebam toda a atenção”, disse Ferreira.

Para Ednilson a recepção é importante para que os colaboradores se sintam integrantes desse processo e, a partir daí, possam fazer com que a equipe escolar reverta toda a energia positiva construída nesses três dias de planejamento, para a comunidade. “Nosso trabalho é relacionar e proporcionar à comunidade o melhor ambiente escolar para as nossas crianças”, comenta o diretor que, nos próximos dias começa a planejar todas as ações da escola durante o ano letivo. “Recebemos um vasto material que foi elaborado pela equipe técnica da Secretaria da Educação (Sedu) e temos esses dias para fazer essa reflexão”, explicou. A unidade também definirá toda a forma de acolhida dos 300 alunos que chegam ou voltam à escola no dia 11 de fevereiro.

Professoras, Denise Lozano e Renata Mariano da Costa Santos, reafirmam que a intenção de integrar e acolher os profissionais neste início de ano escolar é fundamental para que os servidores se sintam valorizados. Além disso, planejar o ano escolar é imprescindível: “Essa preparação é para que a gente tenha toda a tranquilidade para receber as crianças já a partir do primeiro dia de aula”, comentou Denise. “Começamos os planos para o ano que estamos iniciando e as ações que vamos desenvolver com as crianças e com as famílias”, destacou Renata.

De acordo com a diretora de área de Gestão Pedagógica da Secretaria da Educação (Sedu), Waldirene Malagrine Monteiro, as unidades estão seguindo as orientações do “Caderno para o Planejamento 2016” e durante esse planejamento serão definidas quais ações serão desenvolvidas nesse início letivo. Além disso, cada unidade deverá organizar seu calendário garantindo na Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio o mínimo de 200 dias letivos e a carga horária anual mínima de 800 horas, levando em consideração a legislação específica de cada curso, etapa e modalidade de ensino.