Recém-inaugurado, Ressig tem grande procura

Por: Laura Vieira - lauravieira@sorocaba.sp.gov.br

Espaço busca novos parceiros a fim de manter prateiras cheias de matéria prima, para atendimento gratuito, sobretudo, de artesãos e professores

 

Tem sido grande a procura por matéria-prima para reaproveitamento no “Ressig – Ressignificação de Resíduos”, espaço inaugurado em Sorocaba no dia 28 de junho e que serve como ponte entre o que sobra nas indústrias e a necessidade de artesãos e professores em conseguir material para obras de arte, artesanato e material pedagógico.

Criado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), o Ressig é inspirado num projeto italiano. “Já nos primeiros dias pudemos constatar o interesse de pessoas em busca de plástico, papelão, isopor, madeira e outros tipos de sobras industriais”, comenta Juliana Vieira Pinto, assistente do FSS e uma das coordenadoras do espaço.

A professora infantil Regiane de Fátima Laureano, que dá aulas no Centro de Educação infantil “Profª Dolores Fagundes Pedroso” (CEI 92), no Jardim Santa Esmeralda, foi uma das primeiras a procurar o Ressig. “Trabalho com crianças de 2 e 3 anos de idade e retirei uma grande quantidade de papel bolha, que vamos transformar em tapetes sensoriais”, comenta.

O Ressig tem uma série de empresas que contribui com o projeto e busca mais parceiros a fim de manter as prateleiras sempre cheias. “Queremos que mais e mais fábricas de Sorocaba destinem as sobras de produção para o nosso projeto”, diz Juliana.

 

Agendamentos

O Ressig está localizado na rua General Antunes Gurjão, 267, no Além-Ponte. Visitas podem ser agendadas pelo telefone (15) 3227.7973. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O espaço conta também com auditório que pode ser utilizado para palestras, oficinas e atividades de interesse comunitário.

Tags:,