Recém-inaugurado, Parque Porto das Águas rende elogios do público
Por: Carolina Moreira (Programa de Estágio) Supervisão: – Marcel Stefano – mstefano@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
No segundo dia de funcionamento, munícipes aproveitam para conhecer o espaço e afirmam: “Aqui está muito bacana.”
Aproveitar a hora do almoço para sair do trabalho e conhecer um lugar novo, ficar perto da natureza com a bela vista de um lago em tom azul-escuro. Parece um sonho? Mas não é. Foi exatamente isso que a sorocabana Eliandra Barcelos fez nesta segunda-feira (5), ao visitar pela primeira vez o Parque Municipal “Porto das Águas”. Recém-inaugurado, o espaço atrai os munícipes pelo seu mistério. Ao entrar no local, ninguém espera ver um lago tão extenso e tão bonito.
Apesar da beleza, o lago tem 26 metros em seu ponto mais profundo e merece cuidado. Para evitar acidentes, é proibido nadar no lago, que tem 900 metros de extensão e sua quantidade de água equivale a 24 piscinas olímpicas. “O lago é lindíssimo e Sorocaba é uma cidade precária de espaços para lazer com a família. Aqui está muito bacana, gostei.”, conta Eliandra.
Já para a moradora Luana Ribeiro, o novo parque vai valorizar o bairro e incentivar o lazer. “É a primeira vez que venho aqui e está muito bonito. As pessoas vão mais ao Parque das Águas, mas agora tem esse novo lugar para ir”, comenta. Quem vai ao local, nem imagina que era um antigo porto de areia, com visual abandonado. Hoje, conta com 62 postes de iluminação com lâmpadas LED, guias, saibro na pista de caminhada, um Centro de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), mirante e um estacionamento com capacidade para 100 carros.
Dentre todas as atividades que podem ser feitas no local, para Cleonice Fonseca, apenas uma basta. “Para mim que gosto de pescar, aqui já está muito bom”, afirma.
Em contrapartida, algumas observações foram feitas pelos frequentadores. Para eles, melhorias em relação a arborização, segurança e alimentação poderiam ser feitas. “Aqui em volta não tem nenhum comércio, então acho que seria legal ter uma lanchonete aqui no parque ou barracas que vendam algo para comer e beber”, sugere Celso Padilha, morador do bairro.
O Parque Municipal “Porto das Águas”, num projeto futuro, será interligado com o Parque das Águas “Maria Barbosa Silva”, por meio de uma passarela. A junção desses dois espaços com o Parque Linear do Rio Sorocaba “Dr. Armando Pannunzio” e com o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” formará o “Parque Metropolitano de Sorocaba”, que vai incluir, ainda, um corredor verde do qual fará parte o espaço onde funcionou o antigo aterro sanitário do Retiro São João. O Parque Metropolitano terá uma área total de 1.083.000 metros quadrados.
Tags:meioambiente, Parque Porto das Águas
