Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/rdc-agua-vermelha-entra-em-nova-etapa-com-instalacao-de-estacas/
Acessado em: 19/01/2026 - 10h41

RDC Água Vermelha entra em nova etapa com instalação de estacas

Por: Carlos Lara - imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br

As obras do Reservatório de Detenção de Cheias do Córrego Água Vermelha, que vêm sendo executadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae), entraram em uma nova etapa nesta semana, com o trabalho de implantação das estacas de contenção, que são pranchas de aço de 8 metros de comprimento por 1 metro de largura, e que estão sendo instaladas ao redor do espaço que vai se constituir na estrutura de controle de vazão, desse novo sistema de contenção e drenagem de águas pluviais que vem sedo implantado na cidade.

A instalação das estacas de aço consiste numa intervenção complexa, que vem sendo executada por uma empresa contratada pela autarquia, especializada e única no país a desenvolver esse trabalho, a VPA Equipamentos, de Belo Horizonte (MG).  As pranchas são cravadas e intertravadas a uma profundidade de 5 metros, com o auxílio de uma retroescavadeira equipada com martelo vibratório.

O objetivo da instalação dessas pranchas é proteger e conter o talude da bacia de contenção e permitir a realização das etapas seguintes da obra, que consistirão na colocação de três camadas de pedras de tamanhos diferentes (matacão, rachão e brita) e finalmente o concreto, além de funcionar como dispositivo de segurança para os servidores da autarquia que trabalham no local.

 Antes desta etapa da obra, a autarquia vinha trabalhando na implantação de aduelas de concreto nas travessias do córrego Água Vermelha naquela região do RDC, dispositivo esse que vai permitir maior vazão das águas e consequentemente a eliminação dos pontos de “estrangulamento”, que também contribuem para os alagamentos. Esse trabalho vai prosseguir paralelamente à implantação das estacas-prancha.

 

A obra

O RDC Água Vermelha consiste na implantação de duas bacias de contenção, visando à eliminação de pontos de alagamentos registrados em períodos de fortes chuvas nos cruzamentos da Washington Luiz com Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha; Washington Luiz com Comendador Pereira Inácio e Barão de Tatuí com Abrão de Mahuad.

A área total da obra é de 42.650 metros quadrados, abrangendo o Jardim América, Vila Jardini, Jardim dos Estados, Jardim Paulistano e Jardim Embaixador.

De acordo com o projeto executivo da obra, uma das bacias terá 12.750 metros quadrados, com capacidade para 31.875 metros cúbicos de água, num espaço formado pelas avenidas Washington Luiz, Bento Mascarenhas Jequitinhonha, Abraham Lincoln e rua Padre José Carlos Simões. A outra bacia de contenção será construída numa área de 29.900 metros quadrados, compreendendo as ruas Marechal Dutra, Manaus, Aracaju, Natal, Garcia Redondo e Visconde de Cairú, nas proximidades da Escola Técnica Estadual “Fernando Prestes”, e terá capacidade para receber um volume de 74.750 metros cúbicos de água.

O funcionamento do novo sistema de drenagem, de acordo com os engenheiros do Saae/Sorocaba, consiste basicamente na contenção das águas de chuva pelas bacias por um determinado período, até que elas atinjam o seu volume máximo de contenção, quando então tem início o escoamento gradativo da água por um sistema extravasor, permitindo assim a eliminação do transbordamento do córrego Água Vermelho e consequentemente resolvendo os pontos de alagamentos de vias, as interdições do tráfego de veículos e demais transtornos verificados em situações como essa.