Quinzena de Prevenção de Zoonoses tem início com exposição
Por: Silvia Arruda – ssajo@sorocaba.sp.gov.br
As atividades da Quinzena Municipal de Prevenção de Zoonoses, evento realizado pela Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), tiveram início nesta terça-feira (3), na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Haro), com uma exposição de orientação sobre a Leishmaniose Visceral Canina, Leptospirose, Raiva e ainda prevenção de aparecimento de roedores e morcegos. A exposição conta com material didático e ilustrativo sobre as doenças e prevenção destes animais e tem por objetivo orientar e passar informações à população.
A veterinária da Zoonoses, Thaís Buti, explica que esta mostra será itinerante. Até quinta-feira (5) permanece na UBS Vila Haro; nos dias 6, 9 e 10 de novembro vai para a UBS Brigadeiro Tobias e, entre os dias 11 e 13 de novembro, chega ao Paço Municipal, no Alto da Boa Vista.
A programação da Quinzena de Prevenção de Zoonoses conta ainda com uma palestra de prevenção à leishmaniose visceral canina, na Associação Amigos do Bairro Caputera, nesta quarta-feira (4), às 18h30. Haverá, também, a Campanha de Vacinação Antirrábica, no próximo sábado (7), das 9h às 17h, em 32 postos espalhados pela cidade disponível no link: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/wp-content/uploads/2015/10/cartazvacinacacontraraiva1.pdf
Durante a vacinação haverá ação de comunicação e mobilização social sobre leishmaniose visceral canina por meio da distribuição de panfletos ilustrativos e orientação à população sobre a Leishmaniose Visceral Canina, sintomas nos animais, sintomas em humanos, e, principalmente, formas de prevenção.
Já na quarta-feira (11), às 18h30, será realizado o curso “A importância dos médicos veterinários na saúde pública”, evento direcionado aos médicos veterinários do município e que tem como objetivo mostrar a necessidade e diretrizes para a regularização dos estabelecimentos veterinários do município perante a Vigilância Sanitária; informar sobre a distribuição dos casos de leishmaniose visceral canina, sensibilizar os profissionais veterinários do município a suspeitarem da doença e realizarem a notificação de casos suspeitos; além disto, falaremos sobre raiva e leptospirose, e a importância da notificação dos casos na prevenção destas doenças.
Os veterinários interessados em participar do curso devem se inscrever neste link https://docs.google.com/forms/d/16XPvBMa19ZQtFIwV4xUgEgBr-gn7KOfrkiHFyltKIzw/viewform?c=0&w=1.
