Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/quinzena-de-prevencao-de-zoonoses-esta-na-ubs-brigadeiro-tobias/
Acessado em: 17/01/2026 - 14h59

Quinzena de Prevenção de Zoonoses está na UBS Brigadeiro Tobias

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Exposição itinerante chegará ao Paço Municipal na quarta-feira (11)

 

Quem chega a Unidade Básica de Saúde (UBS) Brigadeiro Tobias tem a oportunidade de conferir uma mostra itinerante com orientações à população sobre Leishmaniose Visceral Canina, Leptospirose e Raiva, além de dicas de como evitar o aparecimento de roedores e morcegos. A exposição faz parte da programação da Quinzena Municipal de Prevenção de Zoonoses, iniciativa realizada desde o último dia 3 de novembro pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Divisão de Zoonoses da Área de Vigilância em Saúde.

A exposição itinerante ocorreu na semana passada – de 3 a 5 de novembro – na UBS Vila Haro e permanece em Brigadeiro Tobias até esta terça-feira (10). De quarta (11) até sexta-feira (13) será a vez do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, receber o material. A mostra conta com material didático e ilustrativo sobre as doenças e prevenção destes animais.

De modo geral, a Quinzena de Prevenção de Zoonoses tem por objetivo a realização de ações de comunicação e mobilização social para prevenir zoonoses – doenças e infecções transmitidas para o homem por meio dos animais. “Queremos informar a população sobre a existência destas doenças e as formas de evitá-las, tudo para preveni-las em nossa cidade”, explica a veterinária da Zoonoses, Thaís Buti.

Outros eventos

A programação da Quinzena de Prevenção de Zoonoses terá ainda, na quarta-feira (11), às 18h30, o curso “A importância dos médicos veterinários na saúde pública”, no Salão de Vidro que fica no andar térreo do prédio da Prefeitura. O evento é direcionado aos médicos veterinários do município, que podem se inscrever pelo link https://goo.gl/ifsFN4[1] (digitar minúsculas e maiúsculas como aparecem)

O objetivo desse evento é mostrar a necessidade e as diretrizes de regularização dos estabelecimentos veterinários do município perante a Vigilância Sanitária; informar sobre a distribuição dos casos de leishmaniose visceral canina, sensibilizar os profissionais veterinários do município a suspeitarem da doença e realizarem a notificação de casos suspeitos; além disso, para orientar sobre raiva e leptospirose, e a importância da notificação dos casos na prevenção destas doenças.

A Campanha de Vacinação Antirrábica realizada no último sábado (7) em 32 postos espalhados pela cidade também fez parte da programação da semana especial de prevenção, bem como a ação preventiva realizada nesse dia em vários pontos da cidade, com a distribuição de panfletos e orientação aos munícipes sobre a Leishmaniose Visceral Canina. No dia 4 de novembro ainda houve palestra sobre esse mesmo assunto, na Associação Amigos do Bairro Caputera.

Endnotes:
  1. https://goo.gl/ifsFN4: https://goo.gl/ifsFN4