Na manhã desta quarta-feira (2) teve início o serviço de poda de quatro árvores da espécie figueira localizadas na avenida Independência, no Éden, próximas à base da Polícia Militar. O serviço foi solicitado pela PM e está sendo executado pelo Corpo de Bombeiros, com orientação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), ação que deve ocorrer pelo menos até esta sexta-feira (dia 4).
O objetivo do serviço é reduzir a copa das árvores como forma preventiva, já que os exemplares são antigos e os galhos estão projetados sobre as residências da rua Padre Antônio Bento.
De acordo com Cesar Scaglianti, engenheiro agrônomo da área de Licenciamento, Controle e Fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente Secretaria do Meio Ambiente, as árvores têm pelo menos oitenta anos e medem em torno de vinte metros de altura.
Antes da equipe do Corpo de Bombeiros iniciar a poda, o técnico da Sema fez uma análise minuciosa e demarcou os galhos das árvores, orientando os bombeiros sobre a poda. “Fiz a marcação na região que chamamos de calo cicatricial da árvore para que, após a poda, o galho cicatrize da lesão. Se fizer fora desta região a árvore acaba não cicatrizando, o galho fica seco e pode apodrecer”, explica César Scaglianti.
Todos os galhos serão recolhidos pela Secretaria de Serviços Públicos (Serp), que dará a destinação correta a este material. A ação ainda conta com apoio da Urbes – Trânsito e Transportes, que interditou a via durante a execução do serviço.