Quatro empresas disputam concorrência para reforma de escola
Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
Unidade fica no Jardim Marcelo Augusto e atende a alunos do Ensino Fundamental 1 e do EJA.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Administração (Sead), da Educação (Sedu) e, também, de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob), prossegue com a licitação para reforma da Escola Municipal “Professora Leá Edy Alonso Saliba”, no Jardim Marcelo Augusto, Zona Norte da cidade. Disputam a concorrência quatro empresas.
A unidade escolar atende a 1.038 alunos do 1º ao 5º ano (Ensino Fundamental 1). Também acontecem na escola aulas do programa “Alfa Vida”, direcionado à Educação de Jovens e Adultos (EJA), com média 20 alunos.
No início da licitação, nove empresas apresentaram os envelopes de habilitação (documentação) e propostas (preços). Após análise da documentação feita pela Comissão Permanente de Licitações da Sead, quatro empresas foram habilitadas para prosseguir na concorrência.
Entre os serviços que devem ser realizados estão a substituição de portas de madeiras e ferragens, janelas, pisos frios (exceto o granilite), revestimentos de paredes com azulejos ou reboco e vidros. Também está prevista a troca total de redes hidráulicas e elétricas, impermeabilizações, pinturas totais de paredes e tetos, elementos metálicos e acessibilidade.
A Comissão Permanente de Licitações abriu os envelopes das propostas de preço no dia 29 de março e o menor valor apresentado foi de R$ 1.406.549,03. O valor representa uma economia de 19,43% aos cofres públicos, já que o preço inicial da licitação era de R$ 1.745.903,51.
Nos termos do artigo 109, Inciso I, “b” da Lei 8666/93 (Lei de Licitações) a Comissão abriu prazo de recursos das outras empresas. Caso não seja apresentado nenhum, a licitação será homologada.
Pelo trâmite legal, após assinatura do contrato o prazo para conclusão da obra é de 245 dias, a partir da emissão e recebimento da Ordem do Serviço. Toda obra será fiscalizada pela Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob).
Tags:Obras, reforma de escola, Semob
