Público prestigia a volta do desfile cívico mesmo com chuva

Por: Carlos Lara

A população de Sorocaba mostrou nesta terça-feira (15), dia de comemoração do 363º aniversário de fundação da cidade, que o desfile cívico é uma tradição que não pode ser deixada de lado, como ocorreu no ano passado. Mesmo numa manhã fria e chuvosa, as calçadas das ruas São Bento e 15 de Novembro ficaram aglomeradas por milhares de pessoas prestigiando as dezesseis escolas e entidades diversas que se apresentaram  para homenagear o município. O tradicional evento é uma realização da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Educação, com apoio de demais secretarias.

Pontualmente às 9h, depois de concentração na praça Frei Baraúna, o evento teve início com a entrada da banda regimental da Polícia Militar, que foi seguida pelos demais participantes, numa sequência que não teve interrupções, conforme estipulou a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo.

Desta forma, logo em seguida se apesentaram os integrantes do Tiro de Guerra 02-040 e da 14ª Circunscrição do Serviço Militar; os integrantes e viaturas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal.

O desfile cívico também foi marcado pelo retorno das tradicionais fanfarras das escolas municipais sorocabanas, começando pela “Dr. Achilles de Almeida”, e seguida pela “Professor Flávio de Souza Nogueira”; “Matheus Maylasky”;  “Dr. Getúlio Vargas” e “Leonor Pinto Thomaz”.

Na parte final do evento, desfilaram para o público presente, e para  a tribuna de autoridades formada no Sorocaba Club, a Escola Estadual “Professora Isabel Lopes Monteiro”; Colégio Montesso; Escola Senai; grupos de escoteiros Santana, Monte Serrat e Terra Rasgada; Guarda Mirim; escola de samba Furiosa Real e Grupo de Cavalaria da Polícia Militar.

Homenagem ao público

Outro marco do desfile cívico neste aniversário de 363 anos de fundação de Sorocaba foi a distribuição de botões de rosas ao público presente. As flores foram entregues pelo prefeito José Crespo, pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo, e secretários municipais presentes. O oferecimento das rosas foi possível por meio de uma doação do secretário de Conservação, Serviços Públicos e Obras, Fábio Pilão.

O perfeito também desceu da tribuna para oferecer um botão de rosa na rua São Bento para a sua vice Jaqueline Coutinho, que agradeceu o gesto e se mostrou emocionada. José Crespo explicou que “esse gesto marca o início de uma reconciliação, cujo processo deverá ser mais lento, visto que algumas coisas precisam ser acertadas, mas ele é necessário”.

Tags:, ,