PTS inaugura amanhã primeiro laboratório de pesquisa da indústria de caminhões
Objetivo é investigar o comportamento do fluxo de ar dentro dos motores
O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) inaugura nesta sexta-feira (10), às 9h, o primeiro laboratório de pesquisa da indústria de caminhões. A iniciativa é uma parceria entre a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e a montadora Scânia.
O objetivo é investigar o comportamento do fluxo de ar dentro dos motores a diesel. Os resultados deste projeto podem contribuir para a melhoria do desempenho, consumo, e, principalmente, na redução de emissão de gases poluentes na atmosfera.
A área onde está instalado o laboratório é de 1.282 m². A cerimônia de inauguração contará com a participação do prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio; do presidente da Scania Latin America, Per Olov Svedlund, e do diretor da Poli-USP, Prof. José Roberto Castilho Piqueira.
O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Flaviano Agostinho de Lima, diz que o laboratório é fundamental para a história do parque. “É o primeiro laboratório que a gente inaugura fora da unidade, mas dentro do seu condomínio”, coloca Flaviano.
No local, serão desenvolvidos também componentes para motores. “Inclusive com sigilo e toda uma estrutura de segurança”, afirma o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba.
O evento deve contar com representantes de outros Parques Tecnológicos. “Com essa inauguração podemos mostrar o quanto nosso parque está se desenvolvendo no caminho da consolidação, na medida em que a empresa Scania e a Universidade de São Paulo (USP) acabam optando por fazer seu investimento aqui em Sorocaba”, avalia Flaviano.
Com a inauguração do laboratório, fruto da parceria entre a Poli-USP e a empresa Scania, a expectativa é de que outros investimentos dentro do condomínio aconteçam. “Nós temos colocado toda estrutura, todo apoio para que ele (laboratório) sirva de exemplo para os outros que a gente tem trabalhado para trazer para Sorocaba”, garante Flaviano.
O PTS
O Parque Tecnológico de Sorocaba vai completar três anos de instalação em junho deste ano e tem como objetivo disseminar a cultura da inovação e empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável no Município de Sorocaba e região por meio da articulação entre o poder público, IES (Instituições de Ensino Superior) e o setor empresarial/indústrias, acelerando a transformação do conhecimento em riqueza. É um espaço para que empresas, universidades e institutos instalem laboratórios de pesquisa para desenvolverem novos produtos ou serviços, gerando melhorias na qualidade de vida da população.
As instalações estão em uma área de 1,8 milhão de m², estrategicamente organizadas em espaços para criação de empresas inovadoras (incubadora), desenvolvimento de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, projetos com as instituições de ensino superior e área estratégica para futuros projetos. O projeto do Núcleo do PTS possui 12 mil m² e terá 18 mil m² na sua segunda fase.
O Núcleo abriga a estrutura de gestão e administração do Parque, a incubadora tecnológica, laboratórios de universidades e empresas, o Centro de Convenções (2 auditórios de 100 lugares, 1 auditório de 500 lugares e hall para exposições) e a Área de Convivência com espaço para restaurante.
Serviço:
Inauguração do laboratório Poli-USP/Scania
Data: 10 de abril, às 9h
(Solenidade com duração prevista de duas horas)
Local: Parque Tecnológico de Sorocaba
Avenida Itavuvu, 11.777 – Sorocaba
Informações para a Imprensa:
Scania Latin America
Cristiano Soares
(11) 4344-8990 | 3190-3182
cristiano.santos@scania.com
Assessoria de imprensa
Kreab – Agência de Comunicação
Amanda Moreira
(11) 3054-3306
amoreira@kreab.com
Poli-USP – Centro de Engenharia Automotiva
Célia Domingues
(11) 5641-0690
scopus@uol.com.br
Tags:Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Econômico, Parque Tecnológico, Parque Tecnológico
