Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/psicodrama-trata-da-mulher-na-contemporaneidade/
Acessado em: 19/01/2026 - 00h12

Psicodrama trata da mulher na contemporaneidade

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Gui Urban

Neste sábado (dia 7), das 9h às 11h30, a Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” sedia mais um encontro de Psicodrama Público, com as psicólogas Marcia Erika Nakagawa e Eluana May. Sob o tema “A mulher maravilha hoje”, serão abordadas questões ligadas à mulher na contemporaneidade, visto que hoje existem valores e crenças que norteiam o desenvolvimento de múltiplos papéis sociais.

Realizado por meio da Secretaria da Cultura (Secult), o encontro visa proporcionar às pessoas o conhecimento deste método terapêutico criado por Jacob Levy Moreno, por meio de uma vivência psicodramática. Os encontros ocorrerão ainda nos dias 28 de maio e 11 e 25 de junho.

O psicodrama público é um método transformador, que acolhe diferentes subjetividades, no qual se trabalha a troca de ideias, valores e experiências de vida por meio da construção coletiva de histórias dramatizadas.

A aplicação do psicodrama público, que nasceu do teatro de improviso, é uma das mais eficientes e criativas nas áreas da saúde, educação e projetos sociais. “Na medida do possível, o psicodrama público tenta criar a história de cada um como indivíduo e cidadão, além de facilitar as reflexões éticas a partir de experiências cotidianas”, explicam as psicólogas responsáveis pelo projeto.

Os sorocabanos com mais de 18 anos interessados em participar devem comparecer ao local com 15 minutos de antecedência. A Biblioteca Infantil fica na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3231.5723.

Sobre as psicólogas

Marcia Erika Nakagawa e Eluana May atualmente estão se especializando no psicodrama na área da Psicologia Clínica, na Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS), em São Paulo.

Eluana é psicóloga formada pela Universidade de Guarulhos. Entre outras experiências de seu currículo, atuou em projetos específicos de psicologia clínica aplicada à comunidade, bem como trabalhou com orientações vocacionais e comportamentais.

Já Marcia é psicóloga formada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atualmente, trabalha em consultório e instituições voltadas à área da saúde mental.