“Prova Brasil” é aplicada para alunos da rede municipal de ensino

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Avaliação envolverá 4.710 alunos de 43 escolas. Resultados servem de base para Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

 

Alunos de onze unidades escolares da rede municipal de ensino de Sorocaba participaram nesta segunda-feira, dia 16 novembro, da “Prova Brasil”, que faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Outras 32 unidades farão a prova até a próxima segunda-feira, 23.

Os resultados da Prova Brasil servem de base para a produção do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). De acordo com a Secretaria da Educação (Sedu), para o ano de 2015, Sorocaba tem como meta o índice 6,2 para os Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental. As avaliações que tiveram início nesta segunda acontecem ainda nos dias 17, 18, 19 e 23 de novembro.

Conforme explica a diretora de área de Gestão Pedagógica, Mariane Bolina Martins, ao todo serão avaliados 4.710 alunos de 43 unidades escolares municipais. Desses, 4.134 alunos são do 5º ano do Ensino Fundamental.

A avaliação vem sendo aplicada aos alunos do 5º ano e 8ªsérie/9º ano do ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Nesta segunda, participaram da avaliação os alunos das seguintes Escolas Municipais “Prof. Luiz Almeida Marins”, “Dr. Achilles de Almeida”, “Éden”, “Edward Frufru Marciano da Silva”, “Prof.ª Genny Kalil Milego”, “Leda Therezinha B. Rodrigues”, “Prof. Luiz Almeida Marins”, “Prof.ª Mª Ignez Figueiredo Deluno”, “Matheus Maylasky”, “Prof. Oswaldo de Oliveira”, “Sorocaba-Leste” e “Recreio dos Sorocabanos”.

Na escola “Prof. Luiz Almeida Marins”, no Bairro Júlio de Mesquita Filho, os 120 alunos do quinto ano realizaram a prova, com duração de aproximadamente duas horas e meia. A diretora da unidade, Vanessa Baccelli Michelacci de Almeida, explica que vem preparando alunos e professores para a realização da avaliação que é realizada pelos aplicadores enviados pelo próprio Ministério da Educação. Ela conta ainda que durante o ano são realizados simulados na escola justamente para que os alunos estejam preparados. “Temos nossa meta já estabelecida e temos superado a cada ano de realização da avaliação”, destaca.

Professora do 5º ano D, Andréia Oliveira disse que a expectativa dos alunos para a prova desta segunda-feira era grande. “Eles chegaram bem preocupados. Aproveitei para orientá-los a responder cada questão com calma, e o segredo é ler a questão com bastante atenção”, explicou.

Uma das Avaliações que compõe o Saeb é a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), mais conhecida por “Prova Brasil”, que tem por objetivo avaliar a qualidade do ensino e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola. A avaliação é realizada a cada dois anos, por meio de provas de Língua Portuguesa e Matemática. Questionários socioeconômicos e de infraestrutura escolar também fazem parte desse processo avaliativo de modo a gerar informações acerca das realidades das instituições educacionais.

Resultados

Os resultados da Prova Brasil em cada área do conhecimento são calculados junto aos resultados do fluxo escolar (taxa de aprovação) e produzem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Neste cenário, Sorocaba, desde 2005, participa das edições da Prova Brasil, tendo como primeiro IDEB: 4,9 para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e 5.1 para os Anos Finais do Ensino Fundamental.

Em relação ao índice e respectivas metas, Mariane Bolina Martins explica que a Rede Municipal de Ensino de Sorocaba tem superado suas metas nos Anos Iniciais ao longo das edições (veja tabela abaixo).

IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
2007 META 2009 META 2011 META 2013 META META/2015
Anos Iniciais

(5ºs anos)

 

4,8

 

5,0

 

5,9

 

5,3

 

6,0

 

5,7

 

6,0

 

5,9

 

6,2

Anos Finais

(8ª série/ 9º ano)

 

4,8

 

5,1

 

5,2

 

5,3

 

5,6

 

5,5

 

5,1

 

5,9

 

6,2

 

Veja a relação das escolas que ainda participarão da Prova Brasil nos próximos dias:

 

17 de Novembro

EM “Prof. Amin Cassar”

  1. “Prof. Ary de Oliveira Seabra”
  2. “Avelino Leite de Camargo”
  3. “Dr. Getúlio Vargas”
  4. “Prof. Irineu Leister”
  5. “Prof.ª Léa Edy Alonso Saliba”
  6. “Quinzinho de Barros”
  7. “Tereza Ciambelli Gianini”
  8. “Prof. Walter Carretero”

 

18 de Novembro

  1. “Prof. Basílio da Costa Daemon”
  2. “Prof. Benedicto José Nunes”
  3. “Prof.ª Darlene Devasto”
  4. “Prof. Flávio de Souza Nogueira”
  5. “Dr. Hélio Rosa Baldy”
  6. “Prof. José Carlos Florenzano”
  7. “Prof.ª Josefina Zilia de Carvalho”
  8. “Prof.ª Mª de Lourdes M. Martinez”
  9. “Prof.ª Norma Justa Dall’Ara”
  10. “Dr. Oswaldo Duarte”
  11. “Prof.ª Zilah Dias de Mello Schrepel”

 

19 de Novembro

  1. “Duljara Fernandes de Oliveira”
  2. “Prof. Edemir Antonio Digiampietri”
  3. “Prof.ª Inês Rodrigues Cesarotti”
  4. “João Francisco Rosa”
  5. “José Mendes”
  6. “Julica Bierrenbach”
  7. “Leonor Pinto Thomaz”
  8. “Prof.ª Mª de Lourdes A. de Moraes”
  9. “Prof.ª Mª Domingas T. de Góes”
  10. “Prof. Paulo Fernando N. Tortello”
  11. “Rosa Cury”

 

23 de Novembro

  1. “Tadeusz Jozefczyk” – 23/11/2015

 

Tags:,