Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/protagonismo-infantil-a-crianca-como-ator-principal-na-construcao-do-conhecimento/
Acessado em: 01/12/2025 - 09h51

 “Protagonismo Infantil”, a criança como ator principal na construção do conhecimento


A criança como principal ator no processo de educação foi tema da palestra que a educadora Maria Inês Moron Pannunzio proferiu na tarde desta terça-feira (16), no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista. A atividade integra a agenda da 2ª Semana do Bebê de Sorocaba – “Todos juntos pela Primeira Infância” – e levou aos profissionais da área educacional a experiência da Maria Inês em sua recente viagem à Itália, de onde trouxe o conceito de uma educação que privilegia totalmente a criança em acordo com seu estágio de desenvolvimento.

“O Protagonismo Infantil – uma Abordagem Educativa”, foi assistido por quase cem pessoas que conheceram, por meio de imagens capturadas nas creches visitadas na cidade de San Miniato, na Toscana, os ambientes nos quais os pequenos interagem dentro do processo de construção do saber e que passa,  necessariamente, pela autonomia na infância quanto à forma de adquirir o conhecimento.

Esta é a segunda vez que Maria Inês Pannunzio viaja aquele país em busca de novas abordagens educativas que ofereçam às crianças a condição de se desenvolver em suas múltiplas linguagens. A primeira foi no ano passado, quando foi a Reggio Emilia.

Encantada com o que viu, a educadora contou que, aliado ao protagonismo infantil, a família atua como coadjuvante presentemente ativa no desenvolvimento educacional. Ali também os professores são mediadores na construção do sujeito, ouvindo, observando e refletindo sobre as melhores ações para facilitar este processo. É a prática da Pedagogia da Escuta, na qual as situações são organizadas tomando-se o cuidado de orientar as atividades para o desenvolvimento das capacidades infantis.

Ao ambiente, Maria Inês atribuiu o fundamental papel de terceiro educador, visto que ele propicia à criança a experiência do modo mais adequado ao seu nível e altura. “Não há mais aquela figura do professor de creche, de pré-escola, como um animador de festa. Ele está ali como um elemento comprometido com o desenvolvimento da criança e, para isso, respeita seu tempo, seu momento”, reiterou.

No conceito de San Miniato, o trabalho educativo é uma aventura a ser compartilhada com todo o grupo e o currículo é aberto às possibilidades, erigido no arcabouço do possível, ou seja, ele acontece de acordo com a possibilidade de cada criança. “O intervir no espaço, nas propostas que se oferecem para as crianças, são construções práticas”, explicou.

A apresentação de Maria Inês contou com a presença do prefeito Antonio Carlos Pannunzio, da vice-prefeita, Edith Di Giorgi e do secretário interino da Educação, Flaviano Agostinho de Lima. Pannunzio, que confessou estar conhecendo o material naquele momento, reconheceu que a realidade italiana apresentada pela esposa é bastante empolgante, mas reflete um contexto sócio cultural muito distinto daquele que vivemos no Brasil. Disse acreditar que não se trata de um modelo, mas é muito importante à medida que oferece conhecimento acerca de novas possibilidades.

Uma delas, enfatizada pelo prefeito, é justamente a adoção de um diálogo mais próximo com as famílias. Pannunzio disse que é urgente mudar a cultura e levar pais para dentro da unidade e lançou este desafio.  Segundo o prefeito, “é preciso entender a política como a arte e a ciência de estender os limites do possível”.

Todos pela infância

A 2ª Semana do Bebê de Sorocaba se estenderá até o dia 21 de junho com mais e oitenta atividades em vários locais pela cidade. O evento é organizado pelo Comitê Municipal pela Primeira Infância, formado por representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), de Educação (Sedu), de Esportes (Semes), de Cultura (Secult), de Saúde (SES), do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), entidades de atendimento a crianças com deficiência, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, instituições de Ensino Superior e Conselho Tutelar.

Uma Criança, Uma Árvore

Também parceira da Semana do Bebê, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) divulgou o Projeto “Uma Criança, Uma Árvore” às pessoas que participaram da palestra. Instituído pela Lei Municipal nº 8.412 de 24/03/2008, o projeto tem como objetivo a proteção do meio ambiente e a conscientização ambiental das crianças desde o nascimento. Com isso, filhos de pais residentes em Sorocaba, nascidos em maternidades da cidade, têm direito a receber uma árvore para o plantio. Mais informações pelo telefone (15) 3219.2280 ou diretamente na Sema, que fica na Rua Campos Salles, 850, em Pinheiros.