Prossegue apuração da eleição do Conselho Tutelar de Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Os trabalhos serão interrompidos no final da tarde desta quarta-feira e retomam na próxima semana. A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 16 de outubro

Em Sorocaba continua sendo feito o trabalho de apuração da eleição dos novos integrantes do Conselho Tutelar no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Nesta quarta-feira (dia 7) a equipe está contabilizando manualmente os votos da 342ª Zona Eleitoral da cidade, como já estava previsto. O processo eleitoral ocorreu no último domingo (dia 4), na Escola Estadual “Júlio Prestes de Albuquerque”, quando 6.348 pessoas puderam escolher até 30 candidatos, dos 108 que concorrem ao cargo. A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 16 de outubro.

“Ontem e hoje está sendo mais tranquilo. Estamos sempre preparando a urna para o próximo dia, abrindo as cédulas e separando as inválidas. Depois disso, é feita uma ata e lacramos novamente a urna, que fica sob a responsabilidade da Guarda Civil Municipal (GCM) até o próximo dia, quando é aberta na frente de todos novamente. Estamos fazendo tudo de uma forma bastante transparente”, explica Archimedes Alvarenga, integrante do CMDCA e da comissão organizadora da eleição.

De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sorocaba (CMDCA), os trabalhos continuarão na próxima semana a partir de terça-feira (dia 13), com a contagem de votos da 343ª Zona Eleitoral; no dia 14, 356ª Zona Eleitoral e no dia 15, 357º Zona Eleitoral. Já foram apurados os votos da 137ª Zona Eleitoral e da 271ª Zona Eleitoral.

Toda a apuração está sendo acompanhada pelos integrantes do CMDCA, Prefeitura de Sorocaba, mesários, candidatos, fiscais e Ministério Público.

A seleção pública vai preencher 30 vagas de membros titulares do Conselho Tutelar, além de 60 vagas para suplentes. O mandato será de quatro anos e a posse dos eleitos e suplentes ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2016.

Sorocaba terá seis Conselhos Tutelares. A Secretaria de Desenvolvimento Social pretende colocar dois conselhos em cada uma das três regionais da divisão territorial da Assistência Social da cidade, com uma sede em cada regional. Porém, ainda não há prazo para que isso ocorra. Serão cinco integrantes em cada conselho. Os suplentes poderão substituir os conselheiros que se afastarem – mesmo que temporariamente – de suas funções por algum motivo, sejam férias ou licença-maternidade, entre outras situações.

Tags:,