Proposta de nova liga de escolas garante carnaval de rua
Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br
Prefeitura aceita colaborar de modo a que o evento aconteça, mas sem qualquer ônus para a municipalidade. O bairro de Pinheiros será a nova passarela do samba.
A nova liga que reúne escolas de samba de Sorocaba, a Superliga, propôs na manhã desta segunda-feira (11), durante reunião com representantes das Secretarias de Governo e Segurança Comunitária (SEG) e da Cultura (Secult), da Urbes Trânsito e Transportes e da GCM (Guarda Civil Municipal), a viabilização do desfile de carnaval 2016.
Pela proposta, o desfile seria realizado na rua Carlos André Isse, em Pinheiros, nos dias 6 e 7 de fevereiro (sábado e domingo), sem qualquer custo para a Prefeitura de Sorocaba. O apoio viria da logística. “Claro que vamos oferecer o apoio da Urbes e também da GCM”, disse o secretário de Governo e Segurança Comunitária, João Leandro da Costa Filho, após avaliação das condições expostas e de reiterar que, neste momento, a municipalidade não pode assumir despesas dessa natureza.
A Superliga é formada por nove escolas de samba e, a princípio, tinha a ideia de promover um desfile em um trecho da avenida Itavuvu. O presidente da nova representação das escolas de samba, José Carlos dos Santos, o Santão, explica que houve a mudança do local em razão do trânsito. “A avenida Itavuvu seria complicado interditar. Já na rua Carlos André Isse, o tráfego é pequeno e não existem residências no local”, afirmou. A rua Carlos André Isse ficaria interditada das 18h às 0h.
De acordo com Santão, Sorocaba não pode perder aquilo que conquistou ao longo dos anos, no que diz respeito à realização da festa popular. “Tudo isso para que o carnaval não seja esquecido”, enfatizou.
Uma nova reunião deve ser realizada nesta sexta-feira (15), quando, então, serão acertados os detalhes para que as escolas possam ir à rua mostrar seu trabalho ao público sorocabano. “Vamos definir os detalhes finais do desfile, lembrando que temos a preocupação de garantir a segurança do cidadão, principalmente, num momento de lazer e alegria”, colocou João Leandro.
Sem repasse
A Prefeitura de Sorocaba não vai repassar verba à Liga Sorocaba dos Blocos e Escolas de Samba (Lisobes) para o Carnaval de Rua deste ano. A decisão foi tomada pelo governo municipal não apenas por conta da crise econômica pela qual o País está passando, mas também porque as Escolas de Samba de Sorocaba não fazem mais parte da Lisobes.
Devido a está situação, a Prefeitura não possui meios jurídicos legais para transferir recursos às escolas de samba, pois elas ainda não formaram um grupo organizado e legalmente constituído. A decisão foi anunciada no dia 2 de dezembro do ano passado, durante reunião com os representantes das escolas de samba.
Naquele encontro o Governo Municipal já tinha anunciado que as escolas de samba receberiam apoio em suas iniciativas, desde que tais atividades não onerassem os cofres públicos.
