Projeto social da LSB garante igualdade e respeito social

Por: Roberto Menna – trmenna@sorocaba.sp.gov.br

 

Muitos sonhos e uma vontade enorme de aprender. É o que se vê no rosto das mais de duzentas crianças que participam do projeto Arremesso para o Amanhã, promovido pela Liga Sorocabana de Basquete (LSB), em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes).

O treinamento para a prática do basquete, na tarde desta quarta-feira (14), no Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Gualberto Moreira”, apontou o objetivo do projeto que envolve a responsabilidade social na formação das crianças e jovens, empregando simultaneamente temas como a saúde, a escola e a responsabilidade dentro dos ensinamentos. O Arremesso para o Amanhã teve início em 2000 e se espelha na equipe principal da LSB, e em seus professores – que também são atletas profissionais, para alcançar resultados expressivos.

De acordo com o técnico, Rinaldo Rodrigues, da LSB, o projeto envolve crianças de todos os bairros de Sorocaba, independente de classe social. “O mais importante é o respeito social. Hoje temos garotos com poder aquisitivo legal, que estudam em escolas particulares, como também garotos da periferia. Dentro da quadra, não tem diferença social. São todos uma unidade só”, comenta.

Um dos adolescentes do projeto é o jovem Breno, de 14 anos, que se inscreveu há mais de três anos e dá exemplo de superação. Aluno aplicado na escola, deixa os cadernos no fim das aulas com destino certo para a quadra, muitas vezes sem parar em casa, no bairro do Mineirão, para almoçar. “O basquete é meu esporte favorito e aqui temos vários tipos de treino, como velocidade e posicionamento, para melhorar minhas habilidades. Estou me esforçando para entrar nas competições”, garante.

Já Victor, de 10 anos, participa das aulas há pouco mais de um ano e vai disputar o Campeonato Regional de Basquete Sub-12 pela primeira vez. Ainda pequeno na altura, traz na fala um grande sonho. “Gosto de aprender coisas novas e venho todos os dias para, um dia, tentar fazer o mesmo que o Michael Jordan, na NBA”, conta com largo sorriso no rosto.

Para participar do projeto Arremesso para o Amanhã, crianças e adolescentes de 8 a 15 anos devem dirigir-se ao Ginásio Municipal de Esporte “Dr. Gualberto Moreira”, às terças e quintas-feiras, das 8h às 10h e das 13h30 às 15h.

 

Tags:,