Proporcionar uma experiência sensorial dos estágios do álcool no organismo é o objetivo do Projeto Labirinto, realizado pela Urbes – Trânsito e Transportes, Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade (Semob) e pela Secretaria de Políticas sobre Drogas (Sepod), em apoio à Lei Seca. A atividade gratuita acontece nesta sexta-feira (13), no Shopping Cidade, das 10h às 21h.
O objetivo do projeto, desenvolvido pela Equipe de Educação para o Trânsito, é demonstrar as sensações de euforia, relaxamento, perda da coordenação motora, visão embaçada e comprometimento generalizado e mental em quem bebe e depois dirige. Para isso, é montada uma estrutura com caminhos como um labirinto, onde atores representam os respectivos estágios. O labirinto conta com luzes, fumaça e música para dar sensação e entendimento ainda maior aos espectadores.
A atividade visa a prevenção e a criação da consciência sobre os perigos de beber e dirigir. Ao propor essa avaliação a Urbes quer motivar as pessoas a sempre buscar outras formas de voltar para casa após beber.
Ao final do caminho percorrido, os espectadores recebem um material educativo com todas as informações recebidas durante a vivência.
(11/12/19)