Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/projeto-incentiva-estudante-a-conhecer-historia-do-palacete-scarpa/
Acessado em: 30/11/2025 - 10h47

Projeto incentiva estudante a conhecer história do Palacete Scarpa

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

O projeto “Conhecer para cuidar”, que busca despertar na sociedade o interesse pelo cuidado com o patrimônio histórico e cultural do Brasil, chegou a Sorocaba nesta quarta-feira (1º). A ação conta com uma Unidade Móvel de Eventos especialmente equipada para se transformar em um auditório de 90 m² ou em um estande elevado. A carreta está estacionada em frente à estação Ferroviária e ficará na cidade até a próxima sexta-feira (3). Alunos da rede pública participam de vivências no interior da unidade e aprendem mais sobre o Palacete Scarpa.

Quando chegam, as crianças assistem a uma palestra que ensina os significados de patrimônio material, imaterial e cultural. Aprendem ainda sobre a história do Palacete e como ele contribuiu na formação da identidade da cidade. Depois disso, os participantes são divididos em grupos e distribuídos em mesas, onde cada um recebe um kit com informações sobre o patrimônio, além de uma maquete do Palacete, que é montada em grupo.

De acordo com o coordenador do programa, Diego dos Santos, a ideia é que os alunos aprendam mais sobre o que é pouco ensinado na escola. “A partir do momento em que eles entendem realmente o que são os patrimônios e que compreendem que fazem parte da identidade de cada um, começam a enxergar os prédios históricos com outros olhos e a ter mais cuidado”, explica.

Para a chefe de Divisão do Patrimônio Cultural da Secretaria da Cultura (Secult) de Sorocaba, Cláudia Ribeiro, o projeto chegou à Sorocaba em boa hora. “É um momento histórico para o Palacete, pois estamos licitando a restauração do prédio. Essa ação veio ao encontro para mostrar às pessoas a importância desse patrimônio para a cidade e o cuidado que devem tomar com ele”, ressalta.

Oficina de montagem

A primeira visita foi feita pelos alunos do 6º ano da Escola Municipal “Matheus Maylasky”. Aproximadamente 40 crianças participaram da vivência. Segundo a professora que acompanhou o grupo, Valéria Vida, é extremamente importante que aprendam mais sobre os pontos históricos do município. “Eles ficaram entretidos durante a apresentação, muitos deles não conheciam o Palacete Scarpa. A iniciativa é muito válida”, avalia.

Ana Laura de Oliveira Modanhezi, 11 anos, conta que aprendeu muita coisa nova. “Foi muito legal, eu sabia pouco sobre o Palacete. Agora vou olhar com outros olhos.” Sua colega de sala, Gabriela Gonçalves, 11, partilha da mesma opinião. “Tudo é interessante, eu não tinha ideia que o primeiro elevador de gaiola foi implantado no Palacete”, complementa.

Cada vivência tem duração de 90 minutos e 50 vagas para alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Serão realizadas, por dia, duas no período da manhã e mais duas durante à tarde.

Workshop

Nesta quinta-feira (2), às 19h30, também como parte do projeto, será realizado um workshop gratuito de Educação Patrimonial no Barracão cultural, localizado na Avenida Dr. Afonso Vergueiro, 310, no Centro, ao lado da Estação Ferroviária. Ministrado por especialistas do projeto e funcionários da Secretaria da Cultura, os participantes conhecerão informações e cases sobre educação patrimonial e informações técnicas, arquitetônicas e históricas do Palacete Scarpa.

São oferecidas 80 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail diego@asasproducoes.com.br [1]ou pelo telefone (31) 98415-8768. O workshop é destinado a gestores públicos, lideranças, educadores, estudantes, membros de associações e sindicatos, entre outras pessoas interessadas no assunto.

Sobre o projeto

Sorocaba é a terceira cidade atendida na atual edição desse projeto. A ação, que já esteve no Rio de Janeiro e Mairiporã, é uma iniciativa da Asas Empreendimentos Culturais, contemplada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC) e, em Sorocaba, tem apoio da Secretaria da Cultura. O “Conhecer para Cuidar” tem patrocínio da LafargeHolcim e da Viação Gontijo.

Os patrimônios, escolhidos pelos patrocinadores da iniciativa e pela coordenação do Grupo Asas, são estudados pela equipe de arquitetos do Projeto a partir das informações obtidas nos órgãos responsáveis, proprietários ou em catálogos, escritórios de arquitetura, centros históricos etc. Desenhos, plantas e croquis são pesquisados, além de verificação in loco para se manter fidelidade em relação à edificação original. A partir desses estudos são produzidas as brochuras, com as lâminas que viabilizam a confecção das maquetes.

Endnotes:
  1. diego@asasproducoes.com.br : mailto:diego@asasproducoes.com.br