Projeto Geração Futura completa dois anos

Por: Ana Carolina Chinelatto (Programa de Estágio) - Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Programa realizado pela USF Ulisses Guimarães oferece oficinas gratuitas a crianças, jovens e adultos

Lutar para garantir um futuro melhor às crianças e jovens. Esse é o principal objetivo do projeto “Geração Futura” criado em 2014 pela Unidade de Saúde da Família (USF) Ulisses Guimarães e que, neste mês, comemora dois anos de existência. Todos os finais de semana a USF realiza oficinas para os munícipes na Escola Estadual (EE) “Prof. Rosemary de Mello Moreira Pereira”. As atividades são gratuitas e abertas à população.

De acordo com a agente comunitária de saúde e uma das coordenadoras do projeto, Bruna G. dos Santos Borges da Costa, a ideia surgiu depois que as profissionais observaram o comportamento dos jovens do bairro. “Eles estavam com muito tempo ocioso, o que dava muita brecha para o tráfico de drogas, por exemplo. Isso era observado, inclusive, no entorno e dentro da escola”, conta.

Pensando em tirar esses jovens e crianças da rua e deixá-los com a mente ocupada, as agentes comunitárias de saúde pensaram em atividades que pudessem ser realizadas aos finais de semana. “Como vimos muitos problemas relacionados à escola, optamos por fazer uma parceria e utilizar o espaço da instituição de ensino”, ressalta.

Ainda conforme ela, as atividades são realizadas por voluntários do bairro. Atualmente, o projeto oferece aulas de canto, zumba, capoeira, jiu jitsu e artesanato. Além disso, são oferecidos cursos de capacitação profissional. Desta vez, os munícipes estão participando de um curso de Eletricista Residencial, que será concluído em dezembro.

Durante as oficinas, os voluntários desenvolvem trabalhos sobre uso indevi do de drogas, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), gravidez na adolescência e desenvolvimento da cidadania. O projeto também discute sonhos e perspectivas de vida, desenvolvendo parcerias com entidades assistenciais.

Pelos resultados observados pelas agentes, o objetivo do projeto está sendo atingido. Bruna conta que a mudança na atitude dos jovens já é nítida. “A situação no bairro hoje é outra. Agora a gente nunca vê tráfico dentro da escola e nem por perto. Mas isso não é só por conta do projeto. A equipe da escola nos apoia muito. É gratificante perceber que o trabalho está dando resultado positivo”, finaliza.

Para participar das atividades basta comparecer à EE. “Prof. Rosemary de Mello Moreira Pereira” no horário das atividades. A relação das oficinas você confere abaixo:

Sábado:

Canto: 10h

Zumba: 14 h (segundo sábado do mês)

Capoeira: 15h

Jiu Jitsu: 14h

Domingo:

Artesanato: 10h

Jiu Jitsu: são duas turmas, às 9h e às 10h

Tags:, ,