Com o objetivo de fortalecer o esporte educacional na cidade como ferramenta de promoção social, inclusão e protagonismo, a Secretaria de Esporte e Lazer (Semes) realizou, na noite desta quinta-feira (14), a abertura oficial do programa Esporte Social.
O evento ocorreu no auditório do Hospital GPACI e contou com a presença das doze entidades contempladas em 2016. Ação Periférica, AFAV, ASCA, Bola da Vez, Estrela do Amanhã, Handas Solidárias, Judô na Faixa, LSB, Nova Geração, Projeto Cruzada Radical Sports, Pró Esporte Cidadão e Towa-Kai participaram da iniciativa com crianças e adolescentes que integram os projetos.
É o caso de Gabriel, 19 anos, que emocionou os presentes ao dar depoimento sobre a sua chegada ao projeto do Projeto Cruzada Radical Sports, época em que vivia com problemas familiares, escolares e envolvimento com drogas. Os problemas, segundo ele, o levaram a viver nas ruas. “Vi na PCR uma oportunidade de mudar de vida. Se não fosse esse trabalho social, não chegaria aqui”, relatou o jovem, que hoje está inserido no esporte na modalidade futsal.
O Secretário de Esporte e Lazer (Semes), Flávio Leandro Alves, ressaltou que os resultados dos programas sociais motivam o trabalho por meio do esporte. “Valorizo o trabalho comunitário pelo esporte, pois ele realmente faz mudanças na vida das pessoas”, afirmou.
O projeto Esporte Social, inserido na Semes, teve início no ano de 2008 e visa garantir subsídios para entidades sem fins lucrativos que utilizam o esporte como meio de remoção de crianças e adolescentes da vulnerabilidade social. Informações sobre o projeto podem ser adquiridas através do telefone (15) 3339-9246
.