Objetivo é que eles incorporem as tecnologias digitais nas estratégias de ensino, melhorando os resultados educacionais
Com o objetivo de capacitar os professores do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) da rede municipal de ensino de Sorocaba para utilização de tecnologias digitais em sala de aula, promovendo um maior interesse dos alunos e, como consequência, melhores resultados educacionais, a Prefeitura de Sorocaba lançou nesta terça-feira (12) o Projeto Educonex@o. O evento ocorreu no Salão de Vidro do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista.
Iniciativa da Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com o NET Educação e o Instituto Crescer, o projeto integra o Programa “Escola Digital” e vai promover uma formação gratuita aos professores do Ensino Fundamental I, distribuída em oito encontros – sendo um por mês – que vão ocorrer no laboratório de informática da Universidade Paulista (UNIP).
Ao todo, o Educonex@ao vai atingir diretamente 96 professores de 48 escolas beneficiadas, bem como aproximadamente 26 mil alunos matriculados atualmente no Ensino Fundamental I. “Estamos numa primeira etapa do “Escola Digital”, que é a capacitação dos nossos professores e a estruturação operacional das nossas unidades escolares”, explicou José Simões, secretário da Educação.
Além da formação dos docentes, a NET disponibilizará para todas as escolas públicas – conectadas a redes cabeadas – acesso à Internet de 10 Megabytes e dois pontos de TV, conforme a viabilidade técnica, equipamentos que ficarão à disposição de alunos e professores em áreas como bibliotecas, laboratórios de informática e salas de vídeo das unidades.
O curso terá oitenta horas de carga horária, sendo oito encontros presenciais de quatro horas, além de acompanhamento à distância, por meio de uma plataforma on-line, de 48 horas de interações e atividades com alunos.
Os docentes terão a oportunidade de aprender a utilizar tecnologias digitais em práticas pedagógicas, como interpretação e produção de diferentes tipos de textos, incluindo apresentações de slides e materiais para blogs.
Sorocaba disponibiliza ferramentas tecnológicas educacionais nas Escolas Municipais, como as lousas digitais, computadores, os tablets aos diretores, além das unidades do Sabe Tudo, que consistem em centros de inclusão digitais também abertos à comunidade. Além disso, a Prefeitura está ampliando estas ações a partir da instalação da Infovia, rede de 270 quilômetros de fibra óptica que interliga unidades de serviços municipais.
Aula inaugural
Após o lançamento do projeto Educonex@ao, a professora Luciana Allan, diretora técnica do Instituto Crescer, deu palestra aos professores destacando a necessidade de se rever as práticas pedagógicas vigentes, incentivando os professores e gestores das instituições a focar o trabalho no desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos, mudando a estratégia de trabalho.
“Temos que dar desafios aos alunos para motivá-los a participar. Vocês devem ter ouvido falar esta frase: nós temos escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI. Nada disto está conectado. Pouca coisa mudou nas escolas, não há inovação”, argumentou Luciana.
“Imagine um aluno que todo dia, durante quatro horas, fica escutando o professor sem nenhuma tecnologia por perto, sendo que em casa ele tem toda a tecnologia à disposição deles e na escola não pode usá-la. Imaginem a tortura?”, destacou a palestrante.
Luciana ainda mencionou que muitas vezes a tecnologia chega às escolas do Brasil, mas é utilizada da forma tradicional, focada no professor. “A aula expositiva não é motivacional aos alunos. Para ele se envolver, ele tem que mexer com a tecnologia. Temos que dar este desafio a eles. Por exemplo, ao invés do professor gastar horas e horas do seu tempo para criar um jogo para dar aos alunos em sala de aula, faça o aluno criar este jogo, isto exige pesquisa, é um desafio”, afirmou.
Para Suelen Zanatelli Silva, professora do 5º ano da E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira”, no Jardim Santo Amaro, a iniciativa do governo municipal é essencial. “É muito importante que nós professores tenhamos esta formação para trabalhar com a tecnologia e incentivar os alunos no processo de aprendizagem. A palestrante destacou pontos interessantes para a gente refletir. Acredito que com esta formação vamos amadurecer bastante”, declarou.
Após a palestra, o secretário José Simões e Matheus Castro Buzon, gerente regional de operações da NET, assinaram um termo de cooperação.