Projeto “Despertar das Flores” levará cultura e lazer às crianças do Vitória Régia neste domingo
Esta será a primeira edição de 2015. Iniciativa tem apoio da Prefeitura de Sorocaba
Música, grafite, teatro de fantoche, oficina de pintura e outras atividades serão levadas gratuitamente, neste domingo (dia 8), a partir das 10h, à garotada do Vitória Régia, bairro localizado na Zona Norte de Sorocaba. As atividades serão realizadas na Rua Orsélio Pereira, 294, e fazem parte do Projeto “Despertar das Flores”, realizado por jovens dos coletivos Cultura Urbana e Ideia Coletiva, que têm como objetivo levar atividades culturais e de conscientização para crianças que vivem nos bairros mais afastados do Centro de Sorocaba.
“Queremos tirar a molecada da rua e ocupar a cabeça deles com coisa boa”, conta o pintor predial Davi Sousa Batista, de 27 anos, que mora no Vitória Régia e é o idealizador do projeto.
Durante todo o evento, os jovens realizarão grafite e vão colorir os muros das residências do bairro, sempre com a autorização dos moradores. No local, também será realizado corte de cabelo gratuito e serão disponibilizados brinquedos infláveis, como pula-pula e tobogã, serão distribuídos bolos, refrigerantes e algodão-doce para as crianças. “São realizadas várias oficinas para as crianças, mas tem atividades também para os jovens e adultos”.
Quem for ao local ainda poderá conferir shows de Rap, com Tábata Alves (São Paulo), MC Eggs (Sorocaba), NGO (Votorantim), Projetoom (Boituva), Dom Rap (Itapetininga) e Função (Sorocaba). Já a discotecagem ficará sob a responsabilidade do DJ Marcião. Um carro de som da Prefeitura de Sorocaba também animará o evento.
O Despertar das Flores conta com apoio da Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Secretaria da Cultura (Secult).
Sobre o projeto
De acordo com Davi, a ideia de realizar o Despertar das Flores em Sorocaba surgiu em 2013, mas, oficialmente, foi lançado em 2014 quando foram realizadas 11 edições ao longo do ano. Cada evento reuniu, em média, 1.500 pessoas de todas as idades.
Davi e os jovens do coletivo Cultura Urbana, do qual participa, se reúnem duas vezes por mês, aos sábados, na laje de sua casa. Lá, surgem as ideias e eles se programam para os próximos eventos.
No final do ano passado, o Ideia Coletiva se juntou ao projeto e somou esforços. Hoje, são 17 pessoas desenvolvendo a ação.
De acordo com Davi, pessoas voluntárias são muito bem-vindas ao projeto, assim como patrocinadores. “Precisamos de pessoas que queriam participar fazendo algo produtivo e benéfico para levarmos aos bairros. E também não queremos dinheiro. O que precisamos em todas as edições são latas de tinta latex de parede para fazermos os grafites”, explica. Segundo ele, são gastas 10 latas por edição, o que gera um custo de R$ 500 por evento.
Para 2015, estão programadas oito edições. A próxima acontecerá em abril no Parque São Bento. Os interessados em participar e colaborar com o Despertar das Flores podem entrar em contato com o Davi pelo telefone (15) 99836.5574.
Tags:Cultura, Cultura, Vitória Régia, Vitória Régia
