Projeto “Defesa Civil nas Escolas” tem primeiro encontro com alunos
Por: Claudia Volpe – cvolpe@sorocaba.sp.gov.br
Iniciativa com estudantes da EM “Profª Norma Justa Dallara” ocorre nesta terça-feira (21). Já hoje (20), tem capacitação para professores da EM “Profª Inês Rodrigues Cesarotti”
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Defesa Civil, realizará o primeiro encontro para apresentar o projeto “Defesa Civil nas Escolas” a estudantes da rede municipal. A iniciativa, em princípio, será direcionada a três turmas de alunos do 5º ano da Escola Municipal “Profª Norma Justa Dallara”, no Jardim São Camilo. A ação será às 8h30 desta terça-feira (21) e tem por objetivo orientar sobre problemas ocasionados nos períodos de chuva e estiagem e dar dicas, inclusive, de como agir em caso de enchentes.
O encontro é uma oportunidade de demonstrar as atividades desenvolvidas pela Defesa Civil, sobretudo em relação à prevenção e à vulnerabilidade do bairro onde a escola está inserida. “O objetivo é promover uma reflexão quanto às situações de emergência e demonstrar aos alunos a importância de se tornarem agentes multiplicadores de ações preventivas”, aponta o assistente social da Defesa Civil, José Aparecido Batista Júnior.
Num primeiro momento, o projeto é apresentado aos professores, para que, além de conhecerem a ideia, possam colaborar com ação preventiva e educativa. Na última terça-feira (14), a reunião foi realizado com cerca de 40 professores da EM “Profª Norma Justa Dallara” e nesta segunda-feira (21), das 17h45 às 19h15, para os docentes da EM “Profª Inês Rodrigues Cesarotti”, no Parque Vitória Régia.
“É importante que os professores sejam os primeiros, pois são multiplicadores de conhecimento e precisamos da ajuda deles para que o projeto de certo”, destaca José Aparecido. Explica ainda que trata-se de um projeto-piloto, que começará em duas unidades de ensino e depois será ampliado. “Vamos levar em conta ainda o interesse de cada escola.” Na reunião desta segunda-feira (20), será definida a data e horário que os alunos da EM “Profª Inês Rodrigues Cesarotti” serão capacitados.
A definição das primeiras escolas a receberem o projeto ocorreu após análise pela Defesa Civil, que constatou número relevante de ocorrências de enchentes nessas regiões, nos últimos meses. “Com a integração entre a Defesa Civil e as escolas é possível fortalecer a rede de atendimento preventiva das situações de emergência, além de melhorar as intervenções durante os eventos do tipo. Podemos ainda propor medidas de recuperação e mitigação nessas regiões”, esclarece.
Tags:Defesa Civil, Governo
