Projeto de prevenção às drogas segue para diagnóstico comunitário
Por: Supervisão de Viviane Gonçalves, Thuanne Souza (Programa de Estágio)
Com o objetivo de coibir o uso de drogas, a Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas, da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (SIAS), implantou o projeto ‘Coalizão Comunitária’, com o objetivo de transformar suas próprias comunidades em um espaço seguro, saudável e livre de drogas, por intermédio de uma parceria internacional- CADCA – Coalizões Comunitárias Antidrogas da América, uma Organização Não Governamental dos Estados Unidos que foi fundada em 1992 e é líder na prevenção ao abuso de substâncias.
A Organização oferece treinamento para formação e o desenvolvimento de Coalizões Comunitárias em busca de apoio necessário para que se tornem mais fortes, eficientes e capazes de manter uma redução efetiva nos índices de abuso de substâncias em suas populações. O projeto conta com uma representação intersetorial, fruto da iniciativa dos membros do poder público e da sociedade civil organizada.
Em Sorocaba, a equipe está em fase da elaboração de ‘Diagnóstico Comunitário’ para realizar a aplicação das ações necessárias em cada segmento da comunidade. O projeto é de caráter permanente tendo como foco empoderar as comunidades onde, por meio de um diagnóstico comunitário, ou seja, uma análise de cada parcela da população, realizada em conjunto com a própria comunidade, será possível elaborar estratégias e ações efetivas de acordo com as necessidades específicas de cada território.
A partir dos resultados das análises, incluem-se as modificações locais, cobranças de cumprimento às leis, mutirões, sugestões para mudanças legislativas, educação e capacitação da comunidade, orientação para tratamento de usuários, ou qualquer outra ação que for necessária, visando a prevenção ao uso de drogas principalmente por crianças e adolescentes.
As atividades são implantadas gradativamente, com o objetivo de atingir todo o município e elas estão se iniciam pelo Colegiado Centro-sul da Regional Sudeste de Saúde, que engloba os bairros que são atendidos pelas 5 UBS desta Regional, Barcelona, Escola, Haro, Hortênsia e Santana. A Coalizão visa a prevenção e não o tratamento, por isso, a abordagem não é diretamente com os usuários, e sim, com as escolas, as igrejas, os estabelecimentos comerciais, e toda a comunidade.
“Nós ainda estamos no processo de coletar as informações, porém o engajamento e interesse de muitas pessoas do serviço público, privado, e também da sociedade civil, já está nos trazendo resultados muito positivos, pois, a participação é fundamental e necessária, já que não há como atingir as comunidades sem que todos estejam dispostos a contribuir”, contou a Dra. Maria Clara Schnaidman Suarez, coordenadora Municipal de Políticas sobre Drogas.
Tags:Igualdade, Igualdade e Assistência Social
