Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/projeto-contemplado-com-a-linc-e-levado-a-estudantes-municipais/
Acessado em: 30/11/2025 - 05h56

Projeto contemplado com a Linc é levado a estudantes municipais


 

Alunos da Rede Municipal de Ensino, das Escolas “Prof. Luiz de Almeida Marins”, do bairro Júlio de Mesquita Filho, e “Maria de Lourdes Ayres de Morais”, do Jardim Santa Marina, recebem nesta sexta-feira (12) mais uma apresentação do projeto “Viagem Musical pelas Américas”, contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura (Linc), da Secretaria da Cultura da Prefeitura de Sorocaba (Secult).

O projeto é apresentado pelo Quarteto de Saxofones “SaxBrasil” e já foi visto por estudantes das Escolas Municipais “Prof.ª Maria de Lourdes Martinz Martinez” e da “Dr. Oswaldo Duarte”, ambas da Zona Oeste. Seu objetivo é possibilitar aos estudantes o contato com uma atividade cultural que normalmente não estaria disponível na região onde vivem. O grupo mostra um repertório constituído de músicas populares e também do repertório clássico latino-americano, incluindo obras de países como Argentina, Colômbia, Peru, Costa Rica e México. 

O “Quarteto de Saxofones “SaxBrasil”, escolheu um repertório que considera a importância de mostrar estilos característicos desses países. Outra questão da organização do repertório é a acessibilidade das músicas; assim foram selecionadas obras de fácil compreensão e aceitação pelo público em geral. Para facilitar essa compreensão, o grupo conta sobre a história das obras, dos estilos apresentados e também dos compositores incluídos na apresentação.

 

SaxBrasil

 

Formado em 2008 e integrado por Rafael Migliani, Maikel Morelli, Douglas Braga e Giancarlo Medeiros, o Quarteto de Saxofones SaxBrasil, tem como objetivo difundir o saxofone clássico e a música brasileira por meio de pesquisas, da encomenda de novas obras, da realização de transcrições de obras de compositores brasileiros e da interpretação do repertório tradicional. O grupo também tem como um dos seus objetivos, contribuir para a integração cultural e musical dos países da América Latina.

Sua formação atual é de músicos premiados em diversos concursos nacionais e internacionais, sendo integrantes das principais bandas sinfônicas do país, além de atuarem como professores de saxofone clássico nas mais importantes instituições de ensino de música do Brasil.

Em 2009 o grupo conquistou o primeiro lugar na 28ª edição do “Concurso Latino Americano Rosa Mística” na categoria “Música de Câmara” e, desde então, tem atuado como solista frente a importantes grupos do Estado de São Paulo. O grupo tem apresentado recitais em diversas cidades do Estado de São Paulo, direcionando o seu trabalho para a formação de plateia através da interpretação repertórios acessíveis e cativantes, sempre mantendo um alto nível técnico e musical.

O Quarteto de Saxofones SaxBrasil tem como base do seu trabalho a interpretação e a divulgação do repertório brasileiro, buscando mostrar a diversidade cultural das diferentes regiões do país, assim como mostrar diferentes estilos dentro do repertório nacional.

Em 2012, apresentou recitais totalmente compostos por obras de importantes compositores brasileiros em importantes encontros de saxofonistas no Brasil e também no exterior, sendo eles: “1º Encuentro Internacional de Cuartetos de Saxofones de Montevideo”, no Uruguai”, “1º Festival de Saxofone Clássico em São Paulo”, “5º Encontro Internacional de Saxofonistas do Conservatório de Tatuí” e “1º Encuentro Internacional de Saxofonistas” em La Pampa, na Argentina.

Em 2013 participou como convidado internacional do “XII Encuentro Universitário Internacional de Saxofón”, no México, onde se apresentou no encerramento do evento. No mesmo ano, foi responsável pela elaboração, produção e execução do projeto “Música para Todos”, que foi aprovado para receber o patrocínio da Secult, através da Lei de Incentivo à Cultura (Linc), levando apresentações de música instrumental brasileira a diferentes bairros da cidade, facilitando e democratizando o acesso à cultura musical brasileira.

Em outubro, mais três escolas públicas receberão a apresentação. No dia 3 serão a EM “Prof. Ary de Oliveira Seabra”, do Cajuru, e EM “Prof. Walter Carretero”, do Ana Paula Eleutério. No dia 14 de outubro será a vez dos alunos da E.M “Prof. Oswaldo de Oliveira”, do Jardim Jatobá, conhecerem a proposta.