O projeto “A3P – Ambientação” foi apresentado a 52 servidores públicos municipais na tarde desta quinta-feira (14), no Salão de Vidro do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista. A proposta, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Fundação Toyota e apoiada pela Escola de Gestão Pública (EGP) “Dr. José Caetano Graziosi”, começou a ser praticada no ano passado e segue em 2016. Ao final da apresentação, fichas de inscrição foram entregues aos interessados, que devem ser preenchidas e levadas à EGP, ao lado do refeitório da Prefeitura. Se o número de inscritos ultrapassar as 38 vagas disponíveis, será realizado sorteio.
O “A3P – Ambientação” está alicerçado em pilares, como a gestão de resíduos, licitação sustentável, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação de servidores e uso racional de recursos. Basicamente, há o objetivo de desenvolver princípios de sustentabilidade socioambiental dentro dos ambientes de trabalho em órgãos e entidades públicas, a exemplo do que acontece nas fábricas da Toyota.
A parceria entre a Fundação Toyota e o município foi firmada no ano passado e, durante 2015, 35 projetos foram finalizados visando, sobretudo, à redução do consumo de água. Funcionários de várias secretarias municipais estiveram envolvidos nas atividades. Para 2016, os treinamentos vão ocorrer semanalmente, às quintas-feiras, das 14h às 16h30, na EGP. A carga é de 62 horas e os participantes precisam dedicar duas horas semanais para aplicar as tarefas estabelecidas.
Durante as atividades, os servidores municipais terão acesso à ferramenta Toyota Business Pratices (TBP). Neste ano, o enfoque novamente será a economia de água. Mas, desta vez, também haverá espaço para a economia de energia. Pela TBP, os participantes indicam uma série de fatores que influenciam num determinado problema e elencam possibilidades para resolvê-lo.
Ao final do curso, quem cumprir 80% de frequência nas atividades presenciais e todas as tarefas intrínsecas ao curso, como a apresentação e entrega de trabalhos, receberá certificado. A certificação pela EGP será reconhecida para fins de Evolução Funcional, nos termos da Lei nº 8.346/2007 e do Decreto nº 22.119/2015.
Aproveitamento de recursos
Responsável pela abertura da palestra de apresentação do projeto, o titular da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Clebson Aparecido Ribeiro, elogiou o “A3P – Ambientação”. Segundo ele, uma proposta como essa é de extrema importância em um momento que “muitos hábitos e costumes são responsáveis pelo desperdício de recursos no planeta”. “Estamos vivendo um momento de superpopulação, em que o consumo está mais de duas vezes superior ao que o planeta pode prover aos seres humanos. Portanto, é necessário que os recursos, cada vez mais, sejam utilizados com economia”, enfatizou.
Com ideias semelhantes, a profissional de Relações Públicas da Fundação Toyota, Denise Goto, também destacou a necessidade de mudança no comportamento das pessoas em relação ao meio ambiente. “O projeto é um trabalho árduo, em equipe, mas que dá resultados e uma melhoria contínua”, acrescentou.