Projeto busca melhorar produção agrícola do Caguaçú

Iniciativa é uma parceria entre Prefeitura, Uniso e a ampresa Iharabras

Estudantes do curso de Agronomia da Universidade de Sorocaba (Uniso) estão desenvolvendo um trabalho conjunto com os produtores rurais do bairro do Caguaçú, com objetivo de melhorar a produtividade e as questões ambientais da região. Iniciado em dezembro último, o projeto é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), a Uniso e a empresa Iharabras.

O bairro Caguaçú é a principal área rural do município de Sorocaba, com expressiva participação na Agricultura Familiar, respondendo pela produção de diversas culturas, principalmente de hortifrútis que chegam à mesa da população sorocabana. Naquela comunidade rural vivem 57 famílias que praticam a agricultura familiar, sendo que a maioria delas está organizada em cooperativa (Coopguaçu).

Com apoio da Seção de Agricultura e Abastecimento da Sedet, em dezembro do ano passado, vinte estudantes estiveram no bairro Caguaçú, conheceram a realidade local e conversaram com os moradores sobre a produção agrícola e as questões ambientais locais. Num primeiro momento, o trabalho envolve cinco produtores do bairro, mas a meta é abranger os 57 produtores que ali vivem e trabalham.

A proposta dos universitários é compartilhar com os produtores rurais seus conhecimentos, acertos e problemas. A partir daí, oferecer suporte técnico aos agricultores visando ao aumento sustentável da produtividade, tanto no aspecto econômico quanto ambiental. Essa parceria permite aos universitários o conhecimento prático das situações enfrentadas pelos produtores rurais diariamente.

O projeto-piloto foi colocado em prática a partir de dezembro de 2014 quando vinte alunos do curso de Agronomia visitaram produtores rurais do Caguaçú. Num primeiro momento, o projeto tem custo zero, assim como não há prazos estipulados para conclusão. A expectativa é que o trabalho dos estudantes contribua para a melhoria da produtividade agrícola, com práticas que reflitam na preservação ambiental.

 

 

Tags:,