Projeto “Ao redor da Ibero-america” premia vencedores segunda-feira

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

A cerimônia de premiação dos três vencedores da fase municipal da 9ª edição do concurso “Ao Redor da Ibero-América” ocorrerá na próxima segunda-feira (24), às 10h, no Salão de Vidro no andar térreo da Prefeitura de Sorocaba. A cidade é uma das dez cidades brasileiras participantes do concurso, que tem a finalidade de promover entre crianças de 10 e 11 anos de idade mais conhecimento sobre o meio ambiente.

A campanha é organizada pela Proactiva, empresa do grupo Veolia, em parceira com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), e no município de Sorocaba, conta com apoio da Secretaria de Educação (Sedu).

Com o tema “O dia em que as crianças do mundo aprenderam a cuidar da mãe terra”, o concurso no Brasil contou com representantes de cinco cidades de Santa Catarina (Biguaçu, Bombinhas, Governador Celso Ramos, Tijucas e Palhoça) e três de São Paulo (Sorocaba, Iperó e Boituva). Além do Brasil, também participam do concurso escolas da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru, México e Venezuela.

Em Sorocaba, 450 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, de dez escolas municipais, participaram do evento: E.M. “Prof. Basílio da Costa Daemon”, E.M. “Prof.ª Darlene Devasto”, E.M. “Edward Frufru Marciano da Silva”, E.M. “Prof.ª Genny Kalil Milego”, E.M. “Dr. Getúlio Vargas”, E.M. “Prof. Irineu Leister”, E.M. “Prof.ª Léa Edy Alonso Saliba”, E.M. “Prof.ª Mª de Lourdes A. de Moraes”, E.M. “Prof.ª Mª de Lourdes M. Martinez” e E.M. “Quinzinho de Barros”.

Os melhores trabalhos em cada cidade participante serão premiados com tablet (1º colocado) e MP4 (2º e 3º colocados). O vencedor de cada etapa municipal se classifica para a nacional, sendo que o autor do melhor trabalho, juntamente com seu professor, irá representar o Brasil num encontro internacional em Machu Picchu, no Peru, em setembro.

Segundo o gestor de Desenvolvimento Educacional da Sedu e do concurso “Ao Redor da Ibero-América” em Sorocaba, Luis Gustavo Maganhato, um dos objetivos da iniciativa é desenvolver nos cidadãos, desde cedo, bons hábitos ambientais, tendo as crianças como propagadoras dessa informação. As escolas participantes receberam material didático, tanto para o aluno quanto para o professor, para trabalhar a temática proposta com os alunos, que depois fizeram uma redação e um desenho.

A empresa Proactiva é responsável pelo aterro sanitário em Iperó, onde Sorocaba e mais sete cidades da região depositam o lixo doméstico. Desde 2005, esse concurso já contou com a participação de mais de 150 mil estudantes da América Latina.

Tags: