Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/programacao-incentiva-e-destaca-importancia-do-aleitamento-materno/
Acessado em: 30/11/2025 - 05h10

Programação incentiva e destaca importância do aleitamento materno

Por: Silvia Arruda – ssajo@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), preparou uma programação especial para marcar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, celebrada anualmente na primeira semana de agosto. No município, a semana é realizada desde 1992 e, neste ano, um evento com palestras sobre o tema abre oficialmente as atividades na próxima segunda-feira (3). Até sexta-feira (7), as 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também promovem ações para incentivar a amamentação.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte da história mundial para a sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. Ocorre em 120 países e, oficialmente, é celebrada entre os dias 1º e 7º de agosto. A WABA (Word Alliance for Breastfeeding Action – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) criou esta semana em 1992 e define, a cada ano, um tema a ser trabalhado, lançando materiais que são traduzidos em catorze idiomas. A data e o tema podem ser adaptados em cada país para que sejam obtidos melhores resultados no evento.

Este ano, o tema escolhido pela WABA é “Amamentação e Trabalho: para dar certo o compromisso é de todos”. Tem como objetivo a promoção de uma ação global concentrada em apoiar mulheres que combinam amamentação com trabalho, independente se a mulher está trabalhando no ambiente formal, não formal ou em casa. A campanha prega que é necessário que todas as mães tenham resguardado o direito de amamentar seu bebê.

De acordo com a diretora de Área de Atenção à Saúde da SES, Magda Arantes de Oliveira, nos últimos anos, as atividades da Semana Municipal de Aleitamento Materno são realizadas em parceria com alguns hospitais da cidade, com o Banco de Leite Humano do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e a participação ativa das UBSs.

“É por meio do aleitamento materno que o recém-nascido recebe os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento adequados, por isso, é essencial o aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida e complementar até dois anos ou mais”, diz Magda.

Abertura

As atividades da Semana Municipal de Aleitamento Materno terão início na próxima segunda-feira (3), com um evento especial no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), no Alto da Boa Vista. Na programação, estão palestras sobre o tema e uma apresentação de uma peça de teatro.

O encontro começa às 14h e é aberto aos profissionais de saúde, educação e desenvolvimento social, gestores de empresas profissionais da área de Recursos Humanos, estudantes e pessoas interessadas nas questões referentes à amamentação.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), professora Maria Inês Pannunzio, falará sobre “Amamentação, segurança e acolhimento”; Marina Borelli Paracencio, nutricionista da Prefeitura de Sorocaba, ministrará palestra sobre “O olhar profissional para o aleitamento materno”; Kátia Bravo Machado, fonoaudióloga da Santa Casa de Sorocaba, falará sobre “Aleitamento materno na fonoaudiologia”; Cláudia Godim da Silva, representante da IBFAN – Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (Internacional Baby FoodAction Network) tratará sobre o tema “Defesa Legal do Aleitamento Materno”; Sueli Fátima de Oliveira Grande, enfermeira responsável técnica do Banco de Leite Humano de Sorocaba, fará palestra sobre “Banco de Leite Humano e seus cuidados”.