Dentro das comemorações alusivas aos 40 anos do uso de flúor em águas de abastecimento na cidade, a Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias da Saúde (SES) e da Educação (Sedu), realiza nesta quarta-feira (27), às 19h30, a solenidade de premiação do concurso de redação sobre o tema “Os benefícios do Flúor para a saúde bucal”. O evento acontecerá no auditório da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), à Rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro.
A Sedu, por meio do Programa Escola Saudável, envolveu neste concurso as cinco escolas municipais de Ensino Fundamental II e Ensino Médio, contando com a participação de mais de 400 alunos. Para contextualizar o tema, dentistas da SES promoveram palestras nas escolas.
A premiação contará com a participação de representantes da SES, Sedu, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/ Sorocaba) e da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD).
Congresso de Odontologia
Também integrando a programação especial dos 40 anos de fluoretação das águas de Sorocaba, o secretário municipal da Saúde, Armando Raggio, participará na próxima quinta-feira (28), às 9h, da abertura do IV Congresso de Odontologia de Sorocaba, realizado pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) e que acontece entre os dias 28 e 30 de agosto no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). Raggio falará sobre a fluoretação da água em Sorocaba, um dos temas que serão abordados no congresso.
Sorocaba foi uma das primeiras cidades do Brasil a contar com água fluoretada, antes mesmo de se tornar obrigatória, por lei, em todo território nacional. Desde outubro de 1973, o flúor é um dos elementos que compõem o tratamento da água realizado pelo Saae de Sorocaba. O flúor é considerado importante para a prevenção da cárie – um sério problema de saúde pública ainda registrado no Brasil. Pesquisas apontam que a fluoretação da água reduz em cerca de 60% o índice de cárie dental em uma cidade. Diariamente, o Saae/Sorocaba faz a aplicação e dosagem de aproximadamente 800 quilos de flúor na água que é tratada e distribuída à população, totalizando 300 toneladas ao ano.