Em 2018, 185 funcionários da Prefeitura de Sorocaba e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) completam 25 anos de dedicação ao serviço público e serão homenageados numa cerimônia de Jubileu de Prata, que ocorrerá nesta quinta-feira (25), às 18h, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), localizado no Alto da Boa Vista. A solenidade contará com a presença do prefeito José Crespo, além dOS secretários municipais.
Promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Recursos Humanos (Serh), as homenagens aos servidores fazem parte das atividades especiais em razão da comemoração do Dia do Funcionário Público (28 de outubro).
Do total, 29 servidores atuam no Saae e 156, nas seguintes secretarias: Segurança e Defesa Civil (Sesdec), Saúde (SES), Gabinete Central (SGC), Educação (Sedu), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), Licitações e Contratos (Selc), Igualdade e Assistência Social (Sias), Recursos Humanos, Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban), Esportes e Lazer (Semes) e Assuntos Jurídicos e Patrimoniais (SAJ).
A laboratorista da ETA Cerrado
Uma das funcionárias homenageadas será a laboratorista do Saae, Vânia Márcia Zagato Santos. Ela atua desde o dia 2 de fevereiro de 1.993 na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cerrado – “Dr. Armando Pannunzio”.
Ela é técnica em Química e em Alimentos e formada também em Gestão Pública. “Vale a pena ser servidora pública por realizar um trabalho do qual realmente gosto e através dele me realizar profissionalmente”, conta. Foi através do seu trabalho, que ela adquiriu seu imóvel, carro, estabilidade econômica, além de conhecimento na área técnica e administrativa.
Na ETA, ela trabalha no Setor de Qualidade e analisa diariamente amostras de água dos Sistemas de Abastecimento Público de Sorocaba. Os resultados obtidos fazem parte do monitoramento obrigatório de todo Sistema de Abastecimento de Água. Mensalmente os dados dos ensaios realizados são reportados ao Ministério da Saúde, através do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA).
Muita história para contar
Outra servidora pública homenageada será a guarda Márcia Luzetti de Oliveira Leite. Ela é Classe Especial e supervisora de plantão da Guarda Civil Municipal (GCM) e começou a trabalhar na Prefeitura de Sorocaba no dia 15 de janeiro de 1.993. Ela ingressou no poder público para terminar a faculdade de Letras. “Queria ser professora, iria me preparar para dar aulas em cursinhos, faculdades, mas criei raiz e aqui estou”, declara.
Formada em Letras, com pós-graduação em Segurança Pública com Direitos Humanos, Márcia tem muita história para contar ao longo desses anos de dedicação. “Durante esses 25 anos passei por vários momentos felizes dentro da corporação. Não me recordo o ano, mas fui uma das pioneiras no teatro da GCM, quando íamos até as escolas infantis nos apresentar, o que nos alegrava o coração ver aqueles rostinhos encantados com os guardas. Após a apresentação aparecíamos fardados, parecia coisa de outro mundo pra eles, a felicidade estava estampada no olhar, acho que pensavam ‘como pode um palhaço ou um mágico ser um guarda’?”, conta.
Ela também já participou de salvamento em dias de muita chuva, retirando pessoas de casas inundadas, e já “correu” com mulheres dentro da viatura prestes a dar à luz. “São muitas histórias que me fazem rir ou chorar dentro da corporação até hoje. Ser GCM é muito gratificante, tem seus percalços, mas na maioria dos casos somos os ‘Anjos da Guarda’, o que nos deixa muito felizes”, declara Márcia.
Todos os dias ela agradece a Deus por ser servidora pública. “Me sinto privilegiada, pois é aqui dentro que consegui tudo o que tenho na minha vida, a maior valorização que existe é a minha satisfação em estar e ser GCM. Por causa do emprego público conquistei muitas amizades, estudos, casa, comodidade na vida, muitos passeios, minha família que brotou dentro da GCM (meu marido também é guarda e se aposentou em junho deste ano), dois lindos filhos e, principalmente, o carinho e a gratidão de muitas pessoas, que até hoje reconhecem os pequenos atos que fazemos para auxiliar”, finaliza.