O prefeito Antonio Carlos Pannunzio participou na manhã desta sexta-feira (17), no parque Tecnológico de Sorocaba, do lançamento do programa “Escola Digital”. A iniciativa visa incentivar o uso da tecnologia como ferramenta fundamental ao aprendizado, política pública construída com a participação dos servidores da Rede Municipal de Ensino.
O principal objetivo do “Escola Digital” é aliar o uso das tecnologias digitais, cada vez mais presente no cotidiano das crianças e adolescentes, ao processo pedagógico de aprendizagem. Pannunzio destacou a tecnologia como importante aliada na melhoria continua exigida na construção do conhecimento. “Os primeiros anos na escola são fundamentais para a formação da criança por toda a vida. Na Educação sempre há espaço para melhorias, o que vamos obter com este programa, numa construção conjunta entre a Sedu e os profissionais da Rede Municipal de Ensino”, afirma.
O prefeito lembrou das ferramentas educacionais já disponibilizadas nas Escolas Municipais, como as lousas digitais, os computadores, os tablets dos educadores, além das unidades do Sabe Tudo, que consistem em centros de inclusão digitais também abertos à comunidade.
A Prefeitura está ampliando estas ações a partir da instalação da Infovia, rede de 270 quilômetros de fibra óptica que interliga unidades de serviços municipais. “O principal ganho do avanço tecnológico é a disponibilização de ferramentas para que os professores tenham mais eficácia ao ensinar e deem aos alunos a sensação de que é gostoso aprender”, destaca o prefeito.
Tecnologia no cotidiano
O secretário da Educação, José Simões, defende o engajamento e participação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino de forma colaborativa. “Estamos dando mais um passo para uma política educacional com a participação de todos, na qual a tecnologia seja componente fundamental”, ressalta. De acordo com Simões, a Sedu vai desenvolver o “Escola Digital” por meio de encontros, capacitação dos profissionais e apoio ao gerenciamento dos recursos tecnológicos, que contribuirão para tornar as tecnologias digitais cada vez mais presentes no cotidiano das escolas.
O evento contou com a palestra “Pedagogia dos novos letramentos: uma outra escola é possível”, ministrada pelo professor Luiz Fernando Gomes, docente da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pós-doutorando pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador do emprego de ferramentas de inclusão digital pelas instituições de ensino. “Vivemos numa mudança constante, na qual a tecnologia, a vida e a sociedade são cada vez mais dinâmicas. Como a educação é a força motriz das transformações, devemos ter uma formação continuada de modo a suprir estas necessidades”, finaliza.