Mais de 9.600 alunos que cursam o 4º e 5º anos do Ensino Fundamental na Rede Municipal participam da edição 2015 do programa ‘Estrada para a Cidadania’, desenvolvido desde 2012 por meio de parceria entre a CCR/Viaoeste e a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu). Além de orientar as crianças sobre meio ambiente, segurança de trânsito e cidadania, o programa traz duas peças teatrais para as crianças: uma neste sábado (9) na Praça Coronel Fernando Prestes, com 12 apresentações ao longo do dia, e outra na segunda-feira (11), para os alunos da EM “Edemir Antonio Digiampietri”, na Vila Barão.
Com aulas semanais ao longo do ano, o ‘Estrada para a Cidadania’ conta com material didático exclusivo, que procura apresentar os temas propostos de forma transdisciplinar. “Os professores passam por treinamento, de modo a trabalhar o conteúdo com os alunos relacionando-os às disciplinas”, explica a gestora do programa pela Sedu, Tânia Laino.
Além de bem ilustrados e com uma linguagem acessível às crianças sobre leis de trânsito e cidadania, há uma versão do material feita em braile para professores e alunos com deficiência visual. Parte das atividades é feita pelas crianças em casa, visando estimular a participação das famílias.
“Teatros sobre rodas” no Centro
Dentro do “Estrada para a Cidadania”, a Praça Coronel Fernando Prestes recebe neste sábado (9) visita de dois “teatros sobre rodas” montados no interior de dois ônibus. A partir das 11h, a companhia teatral BuZum! apresenta 12 sessões de dois espetáculos: “Máquinas” e “13 Gotas”.
A maratona teatral começa com a peça “Máquinas”. A história, desenvolvida com bonecos e sombras narra uma história de amor que atravessa os tempos, na qual o protagonista desenvolve vários tipos de máquinas até conseguir chegar à lua. Às 11h30, chega o “13 Gotas”, em que dois cientistas malucos ensinam às crianças de forma divertida sobre a importância da água. Os espetáculos serão apresentados de forma alternada, a cada 30 minutos, das 11h às 12h30, e das 14h30 às 17h30.
Na segunda-feira (11), o projeto atende alunos da EM “Edemir Antonio Digiampietri”, das 9h às 14h, com os ônibus estacionados na Oficina do Saber da Vila Barão.