Programa Escola Saudável é selecionado para Congresso Internacional

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

O programa Escola Saudável, desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba por meio da Secretaria da Educação (Sedu), foi escolhido para ser apresentado no 14º Congresso Internacional das Cidades Educadoras que acontece de 1º a 4 de junho, em Rosário, na Argentina. O programa participará na modalidade Taller/Oficina de Experiências, enquadrada no eixo “O desafio de habitar as cidades”.

Para o secretário da Educação Flaviano Agostinho de Lima, essa indicação é resultado de um trabalho grandioso desenvolvido pelas equipes da Sedu. “Sermos convidados para apresentar o programa é bastante concreto, pois temos um trabalho muito forte desenvolvido em nossa cidade”, destaca.

O secretário lembra ainda da Turminha Caça Dengue e a Escovação Saudável, que compõem as atividades no conceito da Escola Saudável. “Na medida que temos o nosso programa, sendo escolhido, isso nos deixa muito feliz e bastante motivado para ampliar esse programa que tem dado resultados excelentes para nossos alunos”, complementa.

A Secretaria participou em outros anos do congresso. De acordo com Flaviano, são resultados fantásticos, pois a cidade acaba sendo reconhecida de maneira internacional pelo trabalho que realiza.

O Programa Escola Saudável apresenta uma série de atividades que são realizadas durante o ano todo pela Sedu e tem parcerias das secretarias da Saúde (SES) e Meio Ambiente (Sema), Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS), Guarda Civil Municipal (GCM) e Corpo de Bombeiros.

O “Escola Saudável” tem a proposta de contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde, educação e em outras redes sociais.

Para o gestor de desenvolvimento educacional do Programa Escola Saudável, Luís Gustavo Maganhato, a escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos à saúde e de doenças.

A iniciativa reconhece e acolhe as ações de integração entre as secretarias da Saúde e Educação já existentes e que têm impactado positivamente na qualidade de vida dos alunos e profissionais da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba.

Tags:,