Programa de Controle da Tuberculose oferece tratamento gratuito

Por: Silvia Arruda – ssajo@sorocaba.sp.gov.br

São cerca de cem consultas por mês na Policlínica. Pacientes recebem acompanhamento especializado e medicamentos

Mantido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), na Policlínica Municipal de Especialidades “Dr. Edward Maluf”, o Programa Municipal de Controle da Tuberculose oferece, desde 1997, tratamento gratuito para pacientes com a doença, por meio de acompanhamento especializado e fornecimento de medicamentos. O tempo de tratamento é de seis meses e garante a cura da doença se o paciente não abandonar a medicação e seguir as indicações médicas.

De acordo com a coordenadora do programa, Valquiria Carnio, a busca de casos de pessoas com sintomas da tuberculose, principalmente a tosse, é sempre através das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, que estão aptas a atender a pessoa com queixas e colher material para exames no momento do atendimento e uma segunda amostra no dia seguinte, com o paciente em jejum. “Esse material é encaminhado ao Laboratório Municipal de Análises Clínicas (Labac) ou ao Instituto Adolfo Lutz. Assim que o exame é processado e o resultado confirmado como positivo para tuberculose, o laboratório entra em contato com o Programa da Tuberculose para convocação imediata do paciente para consulta especializada, pois quanto mais rápido entrarmos com o esquema de tratamento mais rápido quebramos a cadeia de transmissão da doença, evitando assim que mais pessoas adoeçam”, explica Valquiria.

Uma vez iniciado o tratamento, o paciente será acompanhado por seis meses – com consultas mensais e realização de outros exames complementares. Pelo programa, o paciente recebe consulta médica; consulta e orientação com enfermeira; orientações gerais, marcação de retorno, fornecimento dos medicamentos e atendimento com o Serviço Social. “Não temos agenda reprimida e quando o paciente necessita de atendimento extra ele também é atendido sem demora”, conta a coordenadora do Programa.

Valquiria lembra, ainda, que o Programa recebe pacientes encaminhados de convênios e de consultas particulares, residentes em Sorocaba.

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose realiza cerca de cem consultas por mês. Neste ano, até o mês de junho, foram realizadas 610 consultas, com 108 casos confirmados da doença, sendo que todos esses pacientes estão em tratamento. Em 2014, foram realizadas 1.200 consultas no total e confirmados 168 casos da doença na cidade.

Paulo (nome fictício), de 68 anos, é um dos pacientes atendidos pelo Programa. Ele está no fim do tratamento e elogia o atendimento recebido ao longo dos últimos meses. “Fui diagnosticado com tuberculose pelo meu médico e, dois dias depois, me ligaram do Programa Municipal de Controle da Tuberculose. Como levo meu tratamento a sério fui o mais rápido possível até a Policlínica e, desde o primeiro atendimento, logo na recepção, foi tudo fantástico”, conta. “A equipe é muito atenciosa, o acompanhamento do programa é um primor”, completa o aposentado.

Foto-Alexandre Lombardi_2015_08_05-Programa tratamento tuberculose-6

Tags: