Profissionais da Saúde participam de capacitação sobre tuberculose

Por: Bruna Barreto (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior

A Secretaria da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Educação Permanente, realizou na última terça-feira (26) uma capacitação sobre oxigenoterapia domiciliar e tuberculose para 52 profissionais da área no Salão de Vidro do Paço Municipal. O intuito foi atualizar e sensibilizar os profissionais de saúde para a Campanha Nacional de Combate à Tuberculose, que ocorrerá entre os dias 11 e 22 de março.

A ação também faz alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose que é lembrado no dia 24 de março, e acontecerá nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades de urgência e emergência com a busca ativa de pacientes com sintomas de tosse. Além da oferta de testes, palestras, folhetos informativos e cartazes.

A enfermeira Valquíria Rosana Gomes, falou da importância de identificar e realizar o exame de escarro, para que assim mais casos sejam diagnosticados e tratados imediatamente. “O momento que conseguimos identificar o grande tossidor, que é considerado um paciente com tuberculose em potencial, é quando vamos eliminando e prevenindo a doença. A partir do momento em que identificamos aquela pessoa que tosse, logo já coletamos o escarro, confirmamos a doença e assim introduzimos o esquema de tratamento. Por fim, quebramos toda a cadeia de transmissão”, alerta Valquíria.

Ainda segundo a enfermeira Valquíria, interrogar e investigar os sintomas é essencial para que todos já comecem a ficar atentos e busquem ajuda. “Neste momento, deve-se oferecer ajuda e realizar o exame de escarro imediatamente, para não perder a oportunidade de realizar o diagnostico”, completa a profissional.

Outra participação importante no evento foi o da pneumologista, Dra. Wânia Rodrigues de Oliveira, que mostrou dados e reforçou os sintomas da tuberculose. Ela também frisou o tema da oxigenoterapia domiciliar. Este tratamento oferece uma quantidade extra de oxigênio pré-determinada por um médico para o paciente com problemas pulmonares ou doenças respiratórias como fibrose pulmonar ou displasia broncopulmonar. “O objetivo da oxigenoterapia é de modificar e alterar a sobrevida dos pacientes, oferecendo maior qualidade de vida, reduzindo complicações e internações”, comenta Wânia.

Cerca de 90% dos casos de tuberculose representa a forma pulmonar e, destes, 60% são bacilíferos. Os casos bacilíferos são a principal fonte de disseminação da doença e a descoberta precoce por meio da busca ativa do sintomático respiratório (SR) é uma importante medida para interromper a cadeia de transmissão, desde que acompanhada pelo tratamento oportuno.

Para o indivíduo que está com tosse há mais de três semanas é orientado procurar imediatamente uma unidade de saúde para que seja examinado e realize o exame de baciloscopia, mais conhecido como exame de escarro. Após 48 horas, o paciente tem o resultado. Caso seja positivo, o mesmo é direcionado para o tratamento que é realizado na Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”, através do Programa de Controle da Tuberculose.

Para consultar o horário de atendimento e endereço das UBSs, basta acessar o link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude/ .

Muito mais por Sorocaba!

Tags: